Qual matéria está procurando ?

Geografia

Amplitude térmica

Você sabe o que é amplitude térmica? Clique aqui e conheça esse conceito importante para a análise climática.

por Amarolina Ribeiro
A diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima é chamada de amplitude térmica A diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima é chamada de amplitude térmica

Amplitude térmica é uma expressão muito utilizada quando se apresentam as características de um tipo de clima. Esse termo expressa a variação diária, mensal ou anual entre a temperatura mínima e a temperatura máxima de um determinado local.

Exemplo:

Em Goiânia, no dia 13 de janeiro de 2017, a menor temperatura registrada foi de 20 °C e a maior temperatura desse mesmo dia foi de 31 °C.

Temperatura mínima: 20 °C

Temperatura máxima: 31 °C

Sabendo que a amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima, podemos calculá-la da seguinte maneira:

AT = T - t

AT = Amplitude térmica

T = Temperatura máxima

t = Temperatura mínima

Tomemos novamente o exemplo de Goiânia, capital do estado de Goiás:

A maior temperatura mínima do dia 13 de janeiro de 2017 foi 20 °C, e a maior temperatura máxima desse mesmo dia foi de 31 °C.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

AP = T – t

AP= 31 °C – 20 °C

AP = 11 °C

A amplitude térmica da cidade de Goiânia foi de 11 °C no dia 13 de janeiro de 2017.

  • Amplitude térmica mensal e anual

Lembremos que a amplitude térmica não é apenas um dado diário. Pode-se calcular, para diversas finalidades, a amplitude térmica mensal e anual, que são obtidas a partir do cálculo da diferença entre a média da temperatura máxima registrada no mês (ou ano) e a média da temperatura mínima desse mesmo mês (ou ano).

Há ainda cálculos mais amplos, que levam em conta informações de vários anos de análises dos registros de temperaturas. Essas coletas de informações e cálculos são fundamentais para a determinação de mudanças em um determinado clima e para a classificação de um novo tipo climático. Em geral, são utilizados dados de, no mínimo, 30 anos para esses fins.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Você pode se interessar também

Geografia

Continentalidade e maritimidade

Geografia

Fatores que influenciam o clima

Geografia

Umidade do ar

Geografia

A diferença entre Tempo e Clima

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Pré-sal no Brasil

O pré-sal é uma reserva de petróleo e gás natural encontrada sob uma espessa camada de sal.

Conferências ambientais

Conferências ambientais são encontros que reúnem representantes de vários países com o objetivo de debater sobre impactos ao meio ambiente e alternativas para preservá-lo.

Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai foi um conflito que aconteceu entre 1864 e 1870 no qual o Paraguai lutou contra a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai.

Sementes

Que tal aprender mais a respeito das sementes? Clique aqui e aprenda o que são sementes, conheça suas partes, como essa estrutura é formada e os grupos vegetais que a possuem. Além disso, saiba sobre sua importância para o vegetal e conheça algumas sementes que servem de alimento para humanos.