Entenda o que significa continentalidade e maritimidade e como o clima é influenciado pela distância ou proximidade com o mar.
Sabemos que, em razão dos vários fatores climáticos que atuam na superfície terrestre, existem diferentes tipos de clima no mundo. Sabemos também que, por causa disso, regiões diferentes podem apresentar características meteorológicas totalmente distintas uma da outra em um mesmo momento. Por causa disso, é preciso investigar e entender bem essas condições que fazem com que os climas sejam diferentes entre os vários lugares.
Alguns dos elementos mais interessantes nesse sentido são as variações provocadas pela continentalidade e maritimidade. Mas, afinal, o que essas expressões significam? E o que elas têm a ver com o tempo e também com o clima?
A continentalidade é o nome dado para os efeitos climáticos sofridos por regiões localizadas no interior dos continentes, ou seja, afastadas das regiões litorâneas. Por outro lado, a maritimidade é a proximidade que algumas áreas possuem do mar, o que provoca grandes mudanças em seus climas.
Mas para entender melhor a relação entre continentalidade, maritimidade e clima, precisamos explicar um importante conceito: a amplitude térmica.
Amplitude térmica significa a variação das temperaturas ao longo do dia, ou seja, a diferença entre a temperatura mais alta e a mais baixa. Por exemplo: em uma cidade em que a mínima foi de 20ºC e a máxima foi de 38ºC, então podemos dizer que a amplitude térmica foi alta, pois houve uma mudança de 18ºC em um único dia. Já em outra área em que a mínima foi de 22ºC e a máxima de 25ºC, a amplitude foi baixa, pois só houve uma alteração de 3ºC na temperatura durante o dia.
Dessa forma, é preciso lembrar que regiões com maior umidade costumam ter uma amplitude térmica menor. Em outras palavras, as áreas que possuem maior quantidade de água no ar em forma de vapor tendem a ter menos variações de suas temperaturas, deixando o clima mais constante ao longo do dia.
Agora que sabemos a relação entre a umidade e a amplitude térmica, podemos entender os efeitos da continentalidade e da maritimidade. Geralmente, as áreas litorâneas, mais próximas do mar, recebem mais umidade, já as áreas mais afastadas recebem menos umidade. Portanto:
Quanto maior a continentalidade, menor é a umidade e maior é a amplitude térmica.
Quanto maior a maritimidade, maior é a umidade e menor é a amplitude térmica.
Isso significa que as áreas localizadas no interior dos continentes (continentalidade) variam mais as suas temperaturas. Já as regiões mais próximas ao mar (maritimidade) tendem a apresentar temperaturas mais constantes durante o dia e até no decorrer do ano, pois o ar está mais úmido nessas localidades.
Por Me. Rodolfo Alves Pena