Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Poluição

A contaminação e/ou a degradação do meio ambiente, prejudicando a vida, é denominada poluição. O aquecimento global é uma das consequências da poluição.

A palavra “poluição” diz respeito à contaminação e/ou à degradação do meio ambiente; prejudicando a vida. Em geral, ela é provocada por nós, seres humanos; mas suas consequências afetam não somente as pessoas, mas toda a vida na Terra.

Para facilitar a compreensão, a poluição pode ser classificada em alguns tipos:

- Poluição sonora: é provocada por sons e ruídos que, sozinhos ou em conjunto, se tornam muito altos. Barulhos de carros e de suas buzinas, conversas, latidos, sons de máquinas, música alta, ruídos da TV e de eletrodomésticos, etc.; são alguns exemplos. A poluição sonora pode provocar irritação, cansaço, estresse e até mesmo surdez. Para evitar este último problema é que alguns profissionais, como músicos, e pedreiros que trabalham com britadeiras, devem usar protetores de ouvido.


A poluição sonora não é nada agradável.
A poluição sonora não é nada agradável

- Poluição térmica: ocorre quando a temperatura do ar, ou da água, aumenta muito. No caso das águas, muitas vezes essa poluição térmica ocorre em virtude da utilização dela para o resfriamento de peças de grandes indústrias, sendo depois devolvida para seu lugar de origem. Assim, ela retorna com a temperatura mais alta, podendo provocar a morte de animais e outros seres vivos que vivem ali.

- Poluição do ar: ocorre pelo aumento de gases poluentes na atmosfera. Esse fato prejudica a qualidade do ar, podendo provocar doenças respiratórias em diversas pessoas. Além disso, dependendo do gás em questão, muitos outros problemas podem ocorrer, como o aumento da temperatura, chuvas ácidas, etc. Alguns grandes responsáveis pela poluição do ar são os escapamento de veículos, indústrias, queimadas de florestas e incineração do lixo doméstico.


Os automóveis contribuem para a poluição do ar.
Os automóveis contribuem para a poluição do ar

- Poluição do solo: ocorre principalmente pelo acúmulo de agrotóxicos e de lixo, como restos de embalagens, comidas, plásticos, etc. Esse tipo de poluição compromete a vida dos seres vivos que ali habitam, e é capaz de contaminar os lençóis freáticos (água que fica acumulada abaixo do solo). Para evitar esse problema, devemos evitar usar embalagens desnecessárias, jogar fora o mínimo de coisas possível, buscando sempre reaproveitá-las e também mandar consertar aquilo que estragou.

- Poluição da água: a principal causa da poluição das águas é o lançamento de lixo e esgoto nos rios, mares e lagos. O esgoto, por conter diversas impurezas, pode transmitir doenças infecciosas e contagiosas; causar a intoxicação e até mesmo a morte dos seres vivos que vivem ali, etc. Quanto ao lixo, o excesso de sacolas, garrafas PET e outros produtos de plástico, por exemplo, tem causado a poluição de diversas regiões do oceano com esse material.


Poluição das águas pelo lixo.
Poluição das águas pelo lixo


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

A poluição das águas compromete a vida. A poluição das águas compromete a vida.
Por Mariana Araguaia

Você pode se interessar também

Ciências

Lixão e seu impacto na natureza

Ciências

Brinquedos feitos com material reciclável

Geografia

Poluição do Solo

Ciências

Química da fralda descartável

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.