Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Brinquedos feitos com material reciclável

Clique aqui e saiba como confeccionar alguns brinquedos feitos com material reciclável.

Todo e qualquer material reciclável pode se tornar um brinquedo bem divertido. Todo e qualquer material reciclável pode se tornar um brinquedo bem divertido.

Hoje em dia, muitas das coisas que consumimos vêm em embalagens descartáveis, que na maioria das vezes são jogadas pelas pessoas no lixo, sem que se faça qualquer tipo de separação. Mas graças a muitas pessoas conscientes, o lixo reciclável (plástico, vidro, metal e papel) já está sendo separado e enviado a indústrias que transformam esse lixo em outros materiais.

Há também muitas pessoas que usam a criatividade para confeccionar brinquedos com os materiais que iriam para o lixo. Aqui, nós iremos ensinar como fabricar alguns desses brinquedos.

Vamos começar?


Fazendo brinquedos com caixinhas de fósforo

As caixinhas de fósforo são um ótimo material para construir diversos brinquedos. Você pode forrar as caixinhas com papel sulfite, para depois poder pintá-las e fazer diversos desenhos.

Uma boa dica é fazer dominó com as caixinhas de fósforo, como mostra a imagem abaixo.


Dominó feito com caixinhas de fósforo.

Também com as caixinhas de fósforo, as meninas, depois de forrá-las, podem fazer a mobília da casinha de bonecas, como mostra a imagem abaixo.


Mobília de casinha de bonecas feita com caixinhas de fósforo.

Fazendo um vai e vem

Para fabricar o vai e vem você irá precisar de:

- 2 garrafas de refrigerante;
- tampas de xampu, materiais de limpeza, botões;
- 2 fios de varal de 1,5 cada;
- tesoura (peça ajuda de um adulto);
- fita adesiva.

Montando o vai e vem:

Com a ajuda de um adulto, corte as garrafas de refrigerante ao meio e separe a metade que ficou com o gargalo. Em seguida, passe os dois fios de varal pelo gargalo de uma das garrafas. Pegue a outra garrafa e passe o mesmo fio de varal, mas dessa vez coloque-o da metade em direção ao gargalo. Coloque as tampas e botões dentro das garrafas e com a fita adesiva cole as duas metades. Você pode enfeitar como quiser o seu mais novo brinquedo, que necessita da participação de duas crianças, cada um em uma ponta do brinquedo.

Vai e vem feito com garrafas pet.
Vai e vem feito com garrafas pet.

Fazendo um balão

Para fazer o balão você irá precisar de:

- 1 balão de qualquer cor;
- jornal;
- cola branca;
- barbante;
- fita crepe;
- 1 caixa pequena, pode ser de leite.

Montando o balão:

Em primeiro lugar você terá que encher o balão. Depois pegue o jornal e rasgue-o em tiras. Coloque algumas tiras em cima do balão, e vá colando, com a cola branca, outras tiras por cima. Mas cuidado, você não pode colar as tiras de jornal diretamente no balão. Depois de ter colado várias camadas de jornal, espere secar. Depois de seco, estoure o balão e retire-o de dentro do balão de jornal. Corte quatro pedaços iguais de barbante de mais ou menos 20 cm cada e, em seguida, com a fita adesiva, cole uma das pontas no balão de jornal. Cole as outras pontas do barbante na caixinha. Decore o balão e a caixinha do jeito que quiser e já pode sair para brincar.


Balão feito com jornal.

Com materiais recicláveis você pode construir qualquer coisa, basta colocar a imaginação e a criatividade para funcionar. Bom trabalho!

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Coleta seletiva de lixo

Ciências

Como cuidar do meio ambiente

Ciências

Ecologia

Geografia

Formas de Diversão

Últimos artigos

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.

Transporte passivo

Transporte passivo garante o transporte de substâncias através da membrana plasmática sem que ocorra o gasto de energia. A osmose é um tipo de transporte passivo.