Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Coleta seletiva de lixo

Clique aqui e saiba o que é e como deve ser feita a coleta seletiva de lixo.

Você sabe o que é a coleta seletiva de lixo?

Ela consiste na separação e no recolhimento de todo o lixo seco descartado por empresas, escolas e até mesmo por nós, em nossas casas. Fazendo isso, todo o lixo que pode ser reaproveitado é separado do lixo orgânico, também chamado de lixo úmido, composto por restos de frutas, verduras e outros alimentos.
O lixo úmido geralmente é descartado e levado para os aterros sanitários. Algumas pessoas, ao invés de descartarem esse lixo, usam-no para fabricar adubos orgânicos por um processo chamado de compostagem. 

A coleta seletiva de lixo é muito importante para que o mundo seja mais sustentável.
A coleta seletiva de lixo é muito importante para que o mundo seja mais sustentável.

Os materiais recicláveis são separados em plástico, papel, vidro e metais. Há muitas indústrias que transformam todo esse lixo reciclável em outros produtos, como vassouras, chinelas, artesanato, entre tantos outros. Por toda a cidade, podemos encontrar lixeiras para recolher os objetos recicláveis. Essas lixeiras são separadas por cores para a melhor identificação do lixo. As lixeiras amarelas são usadas para se jogar metal; as azuis, papel; as verdes, vidro; e as lixeiras vermelhas, plástico.

Pilhas e baterias não são materiais recicláveis, mas se jogarmos esses materiais no meio ambiente, eles irão contaminá-lo. Por isso é muito importante fazer o descarte desse material de forma adequada. Muitos supermercados, lojas, bancos e empresas fazem a coleta desse tipo de material para que seja dado a ele um destino adequado.

Pilhas e baterias devem ser descartadas em locais apropriados.
Pilhas e baterias devem ser descartadas em locais apropriados.

A coleta seletiva de lixo é muito importante para toda a sociedade, pois muitas pessoas que trabalham com a coleta de lixo garantem renda para a família. Além disso, fazendo a separação do material que pode ser reutilizado, estaremos ajudando a diminuir a poluição dos solos e dos rios.

Muitas pessoas sobrevivem da coleta seletiva de lixo, através do recolhimento de materiais recicláveis.
Muitas pessoas sobrevivem da coleta seletiva de lixo, através do recolhimento de materiais recicláveis.

Você também pode ajudar o meio ambiente fazendo a coleta de lixo seletiva em sua casa. Coloque todo o material que pode ser reciclado (plástico, papel, vidro e metal) em uma caixa ou sacola, deixando o lixo úmido separado. Quando a caixa ou sacola estiver cheia, entregue a algum catador, ou em algum posto de coleta.
Atualmente muitas cidades possuem caminhões de lixo especializados em recolher apenas o lixo reciclável e levá-los a indústrias onde serão reciclados.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Na coleta seletiva de lixo, deve-se separar o lixo seco do lixo úmido. Na coleta seletiva de lixo, deve-se separar o lixo seco do lixo úmido.
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Pegada ecológica

Ciências

Reciclagem

Ciências

Brinquedos feitos com material reciclável

Ciências

Lixo orgânico

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.