Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Poluição Sonora

Excesso de ruídos pode causar estresse e perda da audição.

por Jussara de Barros
Muito barulho pode causar surdez Muito barulho pode causar surdez

Além da contaminação do meio ambiente por resíduos tóxicos, temos convivido com a poluição sonora, causadora de doenças da modernidade, como o estresse.

O barulho intenso das grandes cidades não permite que as pessoas descansem o necessário, causando-lhes irritabilidade e cansaço mental. Isso, ao longo dos tempos, pode causar doenças, pois o corpo fica fragilizado, diminuindo a resistência física das pessoas. Em determinados dias ficamos irritados, com dor de cabeça e não sabemos os motivos. Esse mal-estar pode ser causado pela poluição sonora - barulhos e excessos de ruídos a que estamos expostos.

Muitas pessoas moram em locais com grande fluxo de carros, com barulhos intensos de trânsito, buzinas, fumaças, que desencadeiam um alto nível de irritabilidade, e baixa concentração.

Em casa, os barulhos também estão presentes, e os eletrodomésticos não ficam para trás. Liquidificador, batedeira, aspirador de pó, barbeador, secador de cabelo, televisão, telefone, interfone, campainha, aparelho de som e outros, também são grandes produtores de ruídos. No trabalho, os maquinários e equipamentos, conversas em atendimentos, telefones, etc. também podem prejudicar a saúde.


Barulho em excesso causa estresse

Expostos a tantos ruídos, com o passar do tempo podemos perder parte da audição, além de ser acometidos por um nível elevado de estresse, prejudicando nossa saúde.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem aparelhos que medem a altura e a intensidade dos sons, através das vibrações acústicas, que são medidas em uma unidade denominada decibéis (dB). Dependendo da intensidade, são altamente agressivos aos ouvidos, pois só suportamos sons até 55dB. Sons acima de 75 dB, podem provocar problemas à nossa saúde.

Os operadores de voo que trabalham nos aeroportos, aqueles que fazem a sinalização de onde o avião será estacionado, são obrigados a usar fones de ouvido, pois a intensidade do barulho das turbinas pode causar a surdez em pouco tempo de trabalho.

Pedreiros que lidam com britadeiras e outros maquinários barulhentos, também devem ter cuidado, pois os sons provocados podem também levar à perda da audição.

Assim como essas profissões, existem outras que estão constantemente em contato com os ruídos: músicos, soldados que lançam tiros de canhão ou bombas, carros de som nas ruas, etc.

Os recursos tecnológicos modernos, aparelhos como iPhones, iPods, etc., não devem ser usados no volume máximo, pois também podem causar perda auditiva.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Você pode se interessar também

Geografia

Poluição do Solo

Ciências

Poluição

Geografia

Poluição da Água

Geografia

Poluição Visual

Últimos artigos

Cangurus

Cangurus são animais marsupiais que se destacam por possuírem pernas traseiras fortes, que conseguem garantir saltos a grandes distâncias.

Operadores argumentativos

Operadores argumentativos são expressões que ligam orações, períodos ou até mesmo parágrafos, conforme a intenção do autor.

Catar

Catar ou Qatar é um emirado localizado no Oriente Médio. O Catar é considerado um país com uma das maiores economias do planeta.

Tráfico negreiro

O tráfico negreiro começou a ser direcionado para o Brasil a partir da década de 1540 e trouxe milhões de escravos para atender à demanda por trabalhadores na colonização.