Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

O que acontece durante o nosso sono

Por que precisamos de uma boa noite de sono?

É durante o sono que crescemos É durante o sono que crescemos

Depois de um dia cansativo sentimos muito sono. Isso acontece porque o nosso corpo está precisando descansar um pouco e para isso precisamos dormir. São necessárias no mínimo oito horas de sono por dia para que o corpo consiga descansar e, assim, aguente todas as atividades do dia seguinte.

Enquanto estamos dormindo, acontecem várias coisas importantíssimas no nosso organismo. É durante o sono que o nosso sistema imunológico se fortalece e há a produção e a liberação de hormônios para o nosso corpo. Um desses hormônios é o hormônio do crescimento: isso quer dizer que quando somos crianças crescemos enquanto dormimos. Por isso, quem dorme mal tem chance de apresentar problemas no desenvolvimento físico. À medida que envelhecemos, esse hormônio também é liberado, mas em doses menores.

Também durante o sono o hormônio leptina é liberado no organismo. Esse hormônio causa a sensação de saciedade. Isso quer dizer que em pessoas que dormem mal, o organismo quase não produz esse hormônio, aumentando as chances de engordar.

Durante o sono também há descanso e relaxamento de nossos músculos, por isso uma boa noite de sono favorece a memorização e o aprendizado.

Uma boa noite de sono favorece o nosso aprendizado.
Uma boa noite de sono favorece o nosso aprendizado

Pesquisas feitas por cientistas mostram que uma pessoa que dorme menos tem mais chance de sofrer com pressão alta, infecções, diabetes e obesidade, além de passar o dia seguinte mal, cansada, com a capacidade de raciocínio comprometida e a coordenação motora também, em razão do cansaço físico.


Uma noite mal dormida gera cansaço e dificuldade de concentração

Quando temos uma boa noite de sono, passamos o dia seguinte bem e aumentamos a qualidade e a expectativa de vida.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Acidentes

Ciências

Alimentação

Ciências

Como o nosso cabelo cresce?

Ciências

Cuidado com os Dentes

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.