Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Acidentes

Causas de acidentes e formas de prevenção contra os mesmos.

Os acidentes acontecem de forma inesperada em casa, na escola, na rua ou em qualquer outro lugar, em razão da falta de alguns cuidados ou mesmo por distração. Existem acidentes que acontecem sem que possamos prever, como um escorregão seguido de uma queda, uma torção de tornozelo, uma pancada na cabeça ou em outra parte do corpo.

Algumas atitudes podem nos auxiliar a evitar acidentes como, por exemplo, atravessar a rua na faixa de pedestre, aguardar o sinal de pedestres ficar verde, usar o cinto de segurança, não mexer em panelas quentes, manter os cabos das panelas voltadas para dentro do fogão, não utilizar facas para brincar, não mexer com fogo, não mexer em remédios e produtos de limpeza utilizados em sua casa, dentre várias outras.

Evitar subir em locais altos, como cadeiras ou escadas é importante. Se a criança quiser algum objeto que esteja no alto, deve pedir para um adulto pegá-lo. Uma queda pode causar hematomas, lesões ou mesmo fraturas.


Cair de um banquinho pode causar fraturas

As crianças não devem nunca mexer em tomadas, nem tentar ligar aparelhos elétricos sozinhas, muito menos fazer experiências usando energia elétrica, pois podem levar fortes choques e até mesmo provocar a sua morte.


Choques elétricos podem causar a morte

 

Em apartamentos com crianças e pessoas com deficiência mental, é importante colocar grades ou telas de proteção nas janelas, a fim de evitar acidentes.

Ao passearem em lugares que tenham piscinas e lagos, os pais devem manter boa atenção sobre as crianças. Se não souberem nadar, elas devem usar boias e ser acompanhadas por adultos. Mesmo que os filhos saibam nadar é necessário "ficar de olho" para se certificar que está tudo bem, pois podem ter uma câimbra, e há a possibilidade de ocorrerem outras situações inesperadas.

O sol também pode causar acidentes, já que pode provocar queimaduras na pele, caso a pessoa fique exposta por muito tempo - principalmente sem proteção. Assim, é importante evitar excessos e sempre fazer o uso de filtros solares.

Um dos acidentes mais sérios é provocado quando se solta pipa em lugar que contém fios de rede elétrica. Se a pipa pegar nesses locais, a criança pode sofrer problemas sérios relacionados à eletricidade, ou até mesmo perder sua vida. Outra coisa é evitar o uso de cerol, uma mistura de cola com caco de vidro, utilizada para cortar a linha da pipa de um amigo. O cerol, se atingir uma pessoa, pode cortar profundamente sua pele.

Assim, é importante evitar esses riscos, prestando mais atenção e adotando medidas mais seguras no dia a dia.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Produtos de limpeza causam intoxicação Produtos de limpeza causam intoxicação
Por Jussara de Barros

Você pode se interessar também

Ciências

Fratura, entorse e luxação

Ciências

O que acontece durante o nosso sono

Ciências

Queimaduras

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.