Você sabe a diferença entre fratura, entorse e luxação? Clique aqui e saiba mais sobre essas lesões que atingem o sistema esquelético!
O sistema esquelético é responsável, principalmente, pela sustentação do corpo, movimentação e a proteção de estruturas internas importantes, como o coração e os pulmões. Apesar do esqueleto garantir proteção, ele também pode sofrer lesões. A seguir falaremos de três importantes lesões que atingem o sistema esquelético: a fratura, a entorse e a luxação.
As fraturas são causadas por acidentes que causam a quebra do osso. Há uma fratura completa quando o osso rompe-se por completo, separando-se em dois. Ocorre uma fratura incompleta quando há apenas uma fissura no osso. Algumas fraturas são relativamente simples e são revertidas rapidamente; outras, no entanto, são uma emergência médica, pois, podem até mesmo causar a morte.
A fratura pode ser classificada em exposta e fechada:
Fraturas expostas: são aquelas que causam o rompimento da pele, ou seja, é possível verificar o osso externamente. Esse tipo de fratura é grave, pois, em virtude do rompimento da pele, aumenta-se o risco de infecção. Nesse caso, é fundamental procurar um médico, nunca tocar na fratura, tentar colocar o membro de volta no local e limpar o ferimento.
Fraturas fechadas: Nesse tipo de fratura, a pele permanece íntegra. Nesses casos, para confirmar se houve realmente uma fratura, é necessária a realização de radiografias. Apesar de parecer mais simples que a exposta, essa fratura pode causar lesão nos vasos sanguíneos e comprimir nervos. Ela geralmente causa o inchaço do local lesionado e o arroxeamento. Também pode ocorrer dor e dificuldade de movimentação do local.
As entorses são um estiramento ou ruptura do ligamento de uma articulação. Os ligamentos são estruturas formadas por tecido conjuntivo que possuem como função unir os ossos, promovendo sua estabilidade e evitando o deslocamento. Uma das entorses mais conhecidas são as lesões de tornozelo, que podem causar sérias limitações. Uma das formas de reduzir o problema é praticando exercícios físicos e realizando alongamentos.
As luxações são lesões ocasionadas pela saída do osso de sua posição normal, ou seja, o osso desloca-se. A luxação pode ocorrer por causa de movimentos bruscos e traumatismos, sendo os locais mais sujeitos a essa lesão a mandíbula, joelhos, ombros e cotovelos. Esse deslocamento pode provocar dor, dificuldade de movimentação e, algumas vezes, deformidade no local.
ATENÇÃO: Todas as lesões necessitam de ajuda médica. Sendo assim, não tente medidas caseiras ou tome medicamentos por conta própria para tratar o problema.