Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Como o nosso cabelo cresce?

Você sabe como o nosso cabelo cresce? Clique aqui e fique sabendo!

O nosso cabelo é envolvido pela queratina, uma proteína que dá resistência e força aos fios. O nosso cabelo é envolvido pela queratina, uma proteína que dá resistência e força aos fios.

O ser humano é o único mamífero que possui pelos que crescem sem parar. Os pelos dos outros mamíferos crescem até o comprimento necessário, enquanto que os nossos crescem por anos.

O nosso cabelo é produzido dentro de uma estrutura em forma de tubo chamada de folículo piloso. No fundo desse tubo há outra estrutura chamada de raiz. Na raiz encontramos células que se multiplicam constantemente. À medida que essas células se multiplicam, vão empurrando o fio para fora da pele, fazendo o cabelo crescer. O nosso cabelo é constituído de uma proteína chamada de queratina. A queratina envolve os fios do nosso cabelo fazendo com que eles fiquem mais resistentes e fortes.


Em nosso couro cabeludo há cerca de cinco milhões de folículos pilosos.

Nascimento, crescimento/repouso e queda é o processo contínuo pelo qual nosso cabelo passa. Ele pode crescer até 1,5 cm por mês. Enquanto alguns fios estão nascendo, outros estão crescendo em nossa cabeça (e podem crescer durante seis anos ou até mais) e alguns estão caindo, dando a oportunidade para outro fio nascer em seu lugar.

Esse ciclo acontece durante toda vida, mas à medida que envelhecemos o nosso cabelo vai parando de crescer.

Algumas pessoas acreditam que algumas simpatias fazem o cabelo crescer, como cortar suas pontas ou ficar alguns dias sem lavar o cabelo. Mas isso não passa de crendice, pois a melhor forma de fazer o cabelo crescer é ter uma alimentação balanceada.


Para que o nosso cabelo cresça com saúde é preciso que tenhamos uma boa alimentação.

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Corpo humano

Ciências

Corpo humano

Ciências

O que acontece durante o nosso sono

Ciências

Por que os fios de cabelo ficam brancos?

Últimos artigos

Sistema imunológico

Sistema imunológico nos ajuda a evitar uma série de doenças, sendo uma rede de proteção eficiente e fundamental para nossa sobrevivência.

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.