Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Por que os fios de cabelo ficam brancos?

Ao envelhecermos nossos cabelos ficam brancos, mas por que será que isso acontece? Saiba mais aqui!

A melanina confere cor à nossa pele e aos nossos cabelos A melanina confere cor à nossa pele e aos nossos cabelos

Em nosso organismo existem células que chamamos de melanócitos, responsáveis pela produção de uma proteína chamada melanina. A melanina é a responsável por proteger a nossa pele da radiação ultravioleta, e por dar cor à nossa pele e aos nossos cabelos.

O número de melanócitos é igual em todas as pessoas, o que muda é o tamanho, a forma, a disposição e a quantidade de melanina que há em seu interior. Quanto mais melanina houver no interior do melanócito, mais escuros serão o cabelo e a pele da pessoa. Os melanócitos são células que não se multiplicam, e sua morte já é programada geneticamente.


À medida que envelhecemos, os fios de cabelo vão embranquecendo em razão da falta de melanina

 

Quando a pessoa começa a envelhecer, os melanócitos também envelhecem e, consequentemente, vão perdendo a capacidade de produzir melanina. Com isso, os cabelos que antes tinham cor por causa da melanina, começam a perdê-la pela falta dessa mesma proteína.


Algumas pessoas apresentam fios brancos quando jovens por motivos genéticos

 

Mas por que algumas pessoas que ainda são jovens já apresentam alguns fios brancos?

Isso acontece porque essas pessoas já têm uma predisposição genética, ou seja, se seu pai ou sua mãe apresentaram fios brancos quando jovens, você terá uma chance muito grande de apresentá-los também quando jovem.

 

Algumas pessoas acham que o estresse pode causar o aparecimento de cabelos brancos, mas não há nenhum estudo científico que comprove isso.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Como o nosso cabelo cresce?

Ciências

Corpo humano

Ciências

Corpo humano

Geografia

Etnias

Últimos artigos

Sistema imunológico

Sistema imunológico nos ajuda a evitar uma série de doenças, sendo uma rede de proteção eficiente e fundamental para nossa sobrevivência.

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.