Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Depressão

Você já ouviu falar de depressão? Esse problema é bastante comum e possui várias causas. Neste texto, abordamos mais sobre esse tema, enfocando, principalmente, os principais sintomas, a diferença entre depressão e tristeza e as formas existentes de tratamento para esses casos. Clique aqui e saiba mais!

por Vanessa Sardinha dos Santos
Depressão é um problema grave que merece atenção Depressão é um problema grave que merece atenção

O termo depressão é usado no dia a dia para várias situações, por exemplo, para indicar tristeza. Entretanto, quando entendemos a depressão como uma doença, vemos que se trata de um problema muito maior, que precisa de acompanhamento e que deve ser levado a sério.

O que é a depressão?

A depressão é uma condição relativamente comum que afeta várias pessoas todos os anos e pode ser desencadeada por diversas causas, incluindo-se fatores genéticos, eventos traumáticos, doenças e medicamentos. Essa doença pode acarretar o comprometimento da saúde, impedindo, muitas vezes, o paciente de realizar suas atividades normais.

É importante salientar, portanto, que a depressão é muito mais que uma simples tristeza, uma vez que esse sentimento tende a passar com o tempo e geralmente não compromete a vida de uma pessoa. Vale frisar ainda que há diferentes formas e níveis de gravidade da depressão.

Quais os sintomas da depressão?

Muitas pessoas pensam que o sintoma da depressão é apenas uma sensação de tristeza, entretanto, esse problema vai muito além desse sentimento. Algumas pessoas deprimidas dizem que a tristeza nem sempre é uma sensação tão presente. A seguir, conheça alguns dos sintomas mais comuns da depressão:

  • Tristeza, sentimentos de culpa, irritação e ideias de suicídio;

  • Crises de choro;

  • Isolamento social;

  • Diminuição do interesse por coisas que anteriormente eram consideradas prazerosas.

  • Dificuldade de tomar decisões e concentrar-se;

  • Insônia ou sono excessivo, sendo este último um caso mais raro;

  • Perda de apetite e, em algumas vezes, aumento do apetite, principalmente para doces e carboidratos;

  • Sensação de fadiga, mesmo sem ter realizado grandes esforços.

A depressão tem tratamento?

A depressão tem tratamento, que deve ser recomendado pelo médico. Um ponto importante é entender que a depressão se trata de uma doença e, por isso, é necessária ajuda. Não se trata de fraqueza e nem falta de vontade, portanto, é essencial procurar um médico.

O tratamento pode ser feito de diferentes formas, a depender do caso em questão. Entre as principais formas de tratamento, temos o uso de medicamentos antidepressivos e a terapia. Além disso, não podemos nos esquecer que o apoio de amigos e familiares é essencial para o tratamento.

Nesse ponto, é importante destacar que frases como “Eu pensava que você fosse mais forte”, “Existem pessoas que têm uma vida muito pior que a sua”, “Você não devia tomar esse medicamento”, “Você tem de sair dessa” e “Por que você não tenta ser feliz?” nunca devem ser faladas para uma pessoa com depressão. Lembre-se sempre de que esse tipo de comportamento diminui o paciente e acaba culpando-o pelo problema, o que sabemos que não é verdade. Entender o que é a depressão é o primeiro passo para ajudar uma pessoa com essa doença.

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Protocolo de Kyoto

Protocolo de Kyoto é um tratado internacional criado em 1997 em Kyoto, no Japão. Seu principal objetivo é estabilizar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Países desenvolvidos

Países desenvolvidos são nações que apresentam elevado grau de industrialização e alto desenvolvimento socioeconômico, com base em critérios como IDH e PIB.

Acordo de Paris

O Acordo de Paris representa um compromisso mundial cuja meta é não permitir que o aumento da temperatura média do planeta ultrapasse 2°C. Esse acordo foi assinado por 195 países.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que foi elaborado pela ONU em resposta a todas as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.