Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Drogas

 Com certeza você já ouviu em algum lugar que usar drogas é uma ação perigosa que coloca em risco a saúde. A seguir trataremos um pouco do assunto e descobriremos por que devemos evitá-las.

Leia também: Quais são os riscos de uma alimentação inadequada?

O que são as drogas?

As drogas podem ser definidas como substâncias que alteram algumas funções normais do nosso corpo. Apesar de muitas pessoas afirmarem que somente produtos proibidos, tais como maconha e cocaína, são drogas, isso não é verdade. O cigarro e bebidas alcoólicas também são consideradas drogas, uma vez que afetam nosso sistema nervoso. Até mesmo os medicamentos podem receber essa denominação.

Cada droga afeta diferentemente o corpo, algumas podem ajudar, entretanto, outras podem fazer com que novos problemas surjam. A grande maioria das drogas, até mesmo alguns medicamentos, pode ocasionar um problema denominado dependência.

A dependência é um problema grave, uma vez que a pessoa não consegue ficar muito tempo sem determinada droga. A necessidade de consumir a substância pode fazer com que o dependente se torne agressivo e não meça esforços para conseguir utilizar o produto. Existem relatos de pessoas que chegaram ao ponto de matar e roubar para conseguir comprar a droga tão desejada.

O que são as drogas ilícitas e quais são seus riscos à saúde?

As drogas proibidas são chamadas de ilícitas, já as que podem ser comercializadas são chamadas de lícitas. O primeiro grupo é responsável, normalmente, por problemas mais sérios e, por isso, não é vendido livremente em diversos países.

Normalmente as drogas ilícitas afetam a capacidade de discernimento do usuário e podem provocar problemas psicológicos e emocionais graves. Apesar de causarem euforia e felicidade em um primeiro momento, muitas pessoas relatam que sentem após o uso:

  • depressão,

  • ansiedade,

  • agitação,

  • confusão mental e

  • pânico.

Além dos efeitos citados acima, as drogas que são fumadas, como cigarro e maconha, podem provocar câncer de pulmão e doenças respiratórias. Já a cocaína, por exemplo, está relacionada com problemas como convulsões e parada cardíaca. O uso dessa substância frequentemente leva muitas pessoas à morte.

Leia também: Comer muito açúcar causa diabetes?

Fatores que motivam o uso de drogas

Muitas vezes as drogas são oferecidas por amigos, mas é importante não ceder à pressão deles.

Normalmente, os jovens experimentam drogas ilícitas, álcool e cigarro por pressão de amigos. Algumas vezes isso acaba se tornando um pré-requisito para fazer parte de determinado grupo, o que faz com que muitos cedam à pressão. É fundamental que todos saibam, principalmente crianças e adolescentes, que a opção de não usar drogas não faz com que você se torne uma pessoa menos legal ou divertida, mas sim uma pessoa de opinião e preocupada com a sua saúde. Sendo assim, não ceda à pressão dos seus amigos!

Além disso, o uso de drogas é comum por pessoas deprimidas e que estão passando por um momento de infelicidade na vida. Apesar de parecer uma fuga dos problemas, é importante destacar que, ao fim do efeito da droga, o problema continuará lá, precisando ser enfrentado.

ATENÇÃO: Como dito no texto, medicamentos também são considerados drogas. Sendo assim, seu uso deve ser feito de acordo com recomendação médica. O uso exagerado de remédios pode levar uma pessoa à morte. 

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Anabolizantes

Ciências

Antibióticos

Ciências

Corpo humano

Ciências

Depressão

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.