Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Sistema nervoso

Sistema nervoso, o sistema responsável pelas nossas sensações.

O sistema nervoso é o responsável pelas nossas sensações O sistema nervoso é o responsável pelas nossas sensações

Todos nós sentimos fome, sede, cheiros, sons, dores. Todas essas sensações são produzidas a partir de estímulos de um sistema muito importante no nosso corpo, o sistema nervoso. Para ouvir o som de um pássaro cantando, é preciso que o ouvido capte as vibrações desse som e envie um estímulo nervoso até o cérebro. Lá ele é decodificado e interpretado. Assim, ouve-se o som. Mas isso ocorre em milésimos de segundos, vamos descobrir como?


Composição de um neurônio

Nosso sistema nervoso é formado por células nervosas chamadas de neurônios, que são compostos por:

Dendritos: pequenos filamentos que recebem os impulsos de outros neurônios;

Axônio: filamento alongado e fino da célula. Transmite os impulsos nervosos;

Corpo celular: onde fica o núcleo celular;

Bainha de mielina: a mielina é uma substância isolante produzida pelo axônio que tem função de aumentar a velocidade de transmissão dos impulsos.

Entre os neurônios há um pequeno espaço chamado de sinapse. Quando o impulso nervoso chega até o axônio, há liberação de substâncias (os neurotransmissores) nas sinapses. Essas substâncias causam alterações nas extremidades das outras células, provocando um novo impulso nervoso, passando rapidamente de uma célula para outra.

Existem três tipos de neurônios: os neurônios sensoriais, neurônios motores e neurônios de associação.

Os neurônios sensoriais recebem os estímulos dos órgãos dos sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato) e os levam até o sistema nervoso central para serem decodificados e interpretados.

Os neurônios motores levam as respostas do sistema nervoso central até os músculos ou outros órgãos para serem executadas.

Os neurônios de associação fazem as ligações entre todos os neurônios.


Sistema nervoso central e periférico

O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

O sistema nervoso central é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo se encontra no crânio e é constituído pelo cerebelo, cérebro e bulbo. A medula espinhal é um prolongamento do encéfalo.

O sistema nervoso periférico é composto pelos nervos que se originam nos encéfalo e na medula espinhal. Esse sistema conecta o sistema nervoso central ao restante do corpo.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Anestesia

Ciências

Atos reflexos

Ciências

Corpo humano

Ciências

Corpo humano

Últimos artigos

Hipérbole

A hipérbole é uma figura de linguagem que usa, de propósito, o exagero nas expressões para dar ênfase ao discurso. Ela é classificada como figura de pensamento.

Período Neolítico

Período Neolítico é um dos períodos da Pré-História, profundamente marcado pela sedentarização do humano, uma consequência do desenvolvimento da agricultura.

Predatismo

Predatismo ou predação é uma relação ecológica estabelecida entre indivíduos de espécies diferentes, na qual um organismo serve de alimento para outro.

Amensalismo

Amensalismo é uma relação ecológica em que uma das espécies envolvidas inibe o crescimento ou a reprodução de outra. Um exemplo dessa interação é a maré vermelha.