Você sabe tudo sobre o sistema nervoso central? Clique aqui e descubra mais sobre esse conjunto complexo responsável pelo processamento de informações.
O sistema nervoso é capaz de interpretar e gerar respostas para diferentes estímulos. Só conseguimos ler esse texto e memorizar suas informações, por exemplo, por causa do nosso sistema nervoso. Esse sistema é formado pelo tecido nervoso, que é rico em tipos celulares, dos quais se destacam os neurônios. São os neurônios os responsáveis pela transmissão do impulso nervoso.
O sistema nervoso é divido em dois: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinal, e o SNP é constituído por nervos e gânglios.
→ Sistema Nervoso Central
O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinal, locais em que as informações são processadas. O encéfalo é uma estrutura encontrada no interior da caixa craniana e está dividida em várias partes. Entre elas, podemos citar o cérebro, o cerebelo, o tálamo, a ponte e o bulbo.
O cérebro é a parte mais desenvolvida do encéfalo e está relacionada com funções como memória, raciocínio e interpretação de sentidos. O cerebelo destaca-se por garantir equilíbrio e postura do nosso corpo. O tálamo apresenta como função primordial transmitir mensagens dos órgãos do sentido para o cérebro. A ponte, por sua vez, garante as conexões entre as partes do cérebro. O bulbo atua em reflexos como da tosse, salivação, batimento cardíaco e pressão arterial.
O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinal
A medula espinhal, a outra porção do SNC, passa no interior da coluna vertebral. Essa estrutura possibilita que informações cheguem ao encéfalo e dele partam para outras regiões. Ela pode também atuar de maneira independente, produzindo os chamados atos reflexos.
Nos atos reflexos, os nervos levam informação até a medula, que produz uma resposta automática em relação àquele estímulo. Um exemplo disso é quando colocamos nossa mão em uma chapa quente. Neurônios sensoriais levam essa informação até a medula, a qual manda uma mensagem pelo neurônio motor para que retiremos a mão desse local.
→ As meninges
O SNC está protegido por ossos e pelas meninges. Os ossos que protegem o SNC são a caixa craniana, a qual reveste o encéfalo e a coluna vertebral, uma vez que a medula passa no interior do canal vertebral. As meninges não são tão resistentes quanto os ossos, mas também apesentam papel de proteção. Elas são formadas por tecido conjuntivo e são constituídas de três camadas: dura-máter, aracnoide e pia-máter, sendo esta última a mais interna.
Curiosidade: A inflamação das meninges é chamada de meningite e pode ser causada por vírus e bactérias.
Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto: