Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Sistema Nervoso Central

Você sabe tudo sobre o sistema nervoso central? Clique aqui e descubra mais sobre esse conjunto complexo responsável pelo processamento de informações.

O sistema nervoso é formado pelo sistema nervoso central e pelo sistema nervoso periférico O sistema nervoso é formado pelo sistema nervoso central e pelo sistema nervoso periférico

O sistema nervoso é capaz de interpretar e gerar respostas para diferentes estímulos. Só conseguimos ler esse texto e memorizar suas informações, por exemplo, por causa do nosso sistema nervoso. Esse sistema é formado pelo tecido nervoso, que é rico em tipos celulares, dos quais se destacam os neurônios. São os neurônios os responsáveis pela transmissão do impulso nervoso.

O sistema nervoso é divido em dois: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinal, e o SNP é constituído por nervos e gânglios.

Sistema Nervoso Central

O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinal, locais em que as informações são processadas. O encéfalo é uma estrutura encontrada no interior da caixa craniana e está dividida em várias partes. Entre elas, podemos citar o cérebro, o cerebelo, o tálamo, a ponte e o bulbo.

O cérebro é a parte mais desenvolvida do encéfalo e está relacionada com funções como memória, raciocínio e interpretação de sentidos. O cerebelo destaca-se por garantir equilíbrio e postura do nosso corpo. O tálamo apresenta como função primordial transmitir mensagens dos órgãos do sentido para o cérebro. A ponte, por sua vez, garante as conexões entre as partes do cérebro. O bulbo atua em reflexos como da tosse, salivação, batimento cardíaco e pressão arterial.


O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinal

A medula espinhal, a outra porção do SNC, passa no interior da coluna vertebral. Essa estrutura possibilita que informações cheguem ao encéfalo e dele partam para outras regiões. Ela pode também atuar de maneira independente, produzindo os chamados atos reflexos.

Nos atos reflexos, os nervos levam informação até a medula, que produz uma resposta automática em relação àquele estímulo. Um exemplo disso é quando colocamos nossa mão em uma chapa quente. Neurônios sensoriais levam essa informação até a medula, a qual manda uma mensagem pelo neurônio motor para que retiremos a mão desse local.

As meninges

O SNC está protegido por ossos e pelas meninges. Os ossos que protegem o SNC são a caixa craniana, a qual reveste o encéfalo e a coluna vertebral, uma vez que a medula passa no interior do canal vertebral. As meninges não são tão resistentes quanto os ossos, mas também apesentam papel de proteção. Elas são formadas por tecido conjuntivo e são constituídas de três camadas: dura-máter, aracnoide e pia-máter, sendo esta última a mais interna.

Curiosidade: A inflamação das meninges é chamada de meningite e pode ser causada por vírus e bactérias.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Corpo humano

Ciências

Corpo humano

Ciências

Dopamina

Ciências

Drogas

Últimos artigos

Epiglote

Epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula. Essa válvula se fecha durante o ato de engolir, impedindo que o alimento entre na via respiratória.

Héstia

Héstia era uma divindade presente nos mitos gregos, considerada a personificação da lareira. Era a deusa do lar, da hospitalidade e da vida doméstica.

Papiro

Papiro é uma planta aquática que era encontrada ao longo do rio Nilo e utilizada para a fabricação de uma superfície para registro de textos.

Hades

Hades era um dos deuses mais tradicionais de toda a mitologia grega, conhecido como senhor do submundo, local para onde iam as almas dos mortos para os gregos.