Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Ilustração em 3d da localização do cerebelo na fossa craniana posterior O cerebelo faz parte do sistema nervoso central e está localizado na fossa craniana posterior.

O cerebelo é uma parte do encefálico, portanto, faz parte do que chamamos de sistema nervoso central. Ele corresponde a um décimo do volume encefálico e ocupa uma grande parte da fossa craniana posterior. Divide-se em três lobos: anterior, posterior e floculonodular.

Apresenta importante função no nosso corpo, atuando, por exemplo, na movimentação, capacidade de equilíbrio, postura e no tônus muscular. Lesões no cerebelo podem, portanto, comprometer o equilíbrio, tonicidade muscular e coordenação motora do indivíduo.

Leia mais: Medula espinhal — é formada por tecido nervoso e passa por dentro da coluna

O que é o cerebelo?

O cerebelo é uma parte do encéfalo que representa aproximadamente um décimo do volume encefálico. A palavra cerebelo vem do latim, cerebellum, e significa “pequeno cérebro”. O cerebelo ocupa grande parte da fossa craniana posterior e situa-se posteriormente ao bulbo e à ponte.

É uma estrutura do sistema nervoso central e apresenta a forma oval, com uma constrição na região central e porções laterais expandidas. Recebe o nome de vermis a parte central constrita, e as partes laterais são chamadas de hemisférios cerebelares.

O cerebelo se divide em três lobos:

  • lobo anterior;

  • lobo posterior;

  • lobo floculonodular.

Eles são determinados pela presença de fissuras profundas. O lobo anterior e o posterior estão relacionados com a função de movimento, enquanto o lobo floculonodular está relacionado com a função de equilíbrio.

O cerebelo representa aproximadamente um décimo do volume encefálico.

Funções do cerebelo

O cerebelo é conhecido, principalmente, por seu papel nas atividades motoras. Quando ele é retirado, os movimentos corporais tornam-se anormais, e, apesar de não provocar a paralisia de músculos, a coordenação de atividades musculares rápidas, como correr, pode simplesmente desaparecer. Além de relacionar-se com o movimento, o cerebelo atua no equilíbrio, na postura, no tônus muscular e também nos ajuda a aprender e lembrar de habilidades motoras.

A estrutura apresenta a incrível capacidade de comparar os movimentos reais com os movimentos programados pelo sistema motor. Desse modo, se ele concluir que há diferença entre os dois, sinais corretivos são transmitidos, de modo a ajustar as atividades motoras corporais. Além disso, o cerebelo também auxilia o córtex cerebral a planejar o próximo movimento sequencial, garantindo a progressão de um movimento para outro.

Leia mais: Substâncias branca e cinzenta — diferenças e localização no sistema nervoso central

Lesões no cerebelo

Lesões no cerebelo podem ser bastante perigosas e afetar diretamente o equilíbrio, a tonicidade muscular e a coordenação motora do indivíduo. Ele pode ser lesionado devido a problemas como acidente vascular encefálico do cerebelo, doenças e síndromes cerebelares e trauma cranioencefálico. 

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Encéfalo

Ciências

Sistema Nervoso Central

Ciências

Sistema nervoso

Últimos artigos

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.