Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Medula espinhal

Entenda o que é a medula espinhal e conheça a localização e principais funções dessa estrutura que compõe o sistema nervoso central

A medula espinal está localizada no canal vertebral A medula espinal está localizada no canal vertebral

Você já ouviu falar em medula espinhal? Essa estrutura é extremamente importante para o funcionamento do nosso organismo e faz parte do nosso sistema nervoso central. A seguir, vamos compreender melhor essa importante parte do nosso corpo.

→ O que é medula espinhal?

A medula espinhal, também chamada de medula espinal, é uma porção alongada do sistema nervoso central que está localizada no canal vertebral e apresenta cerca de 45 cm. Isso significa, portanto, que a medula é formada por tecido nervoso e passa por dentro da nossa coluna, iniciando-se na altura da primeira vértebra cervical e terminando na altura das primeiras vértebras da região lombar. A coluna, nesse caso, garante uma excelente proteção à medula.

A medula espinhal, assim como o cérebro e o cerebelo, é composta por uma substância branca (rica em prolongamentos de neurônios, principalmente axônios) e uma substância cinzenta (rica em corpos celulares). Entretanto, na medula, a localização dessas regiões está invertida em comparação a essas mesmas partes no encéfalo. Na medula, a substância branca situa-se na sua periferia, e a substância cinzenta está localizada mais internamente. A disposição dessas duas regiões forma uma letra H, se forem observadas em um corte transversal.

Revestindo a medula espinhal, encontramos as chamadas meninges. Elas são membranas de tecido conjuntivo que envolvem todo o sistema nervoso central, e são encontradas, portanto, também no encéfalo.

→ Qual a função da medula espinhal?

A medula espinhal funciona como uma importante ponte de comunicação entre o organismo e o encéfalo. Isso quer dizer que ela garante que mensagens do corpo cheguem ao encéfalo e que mensagens produzidas no encéfalo sejam levadas para outras partes do corpo.


A medula garante a comunicação do encéfalo com o corpo

Vale salientar também que a medula espinhal apresenta respostas independentes do encéfalo. Essas respostas medulares são chamadas de atos reflexos e ocorrem de maneira involuntária e automática como reação a um determinado estímulo. Tirar a mão de uma chapa quente, antes mesmo de sentir a dor, por exemplo, é um tipo de ato reflexo.

→ Medula óssea e medula espinhal são a mesma coisa?

É importante deixar claro que medula óssea e medula espinhal são dois conceitos distintos. A medula óssea é um tecido que ocupa a cavidade dos ossos e está relacionada com a produção de células sanguíneas. Já a medula espinhal é formada por tecido nervoso e está localizada no espaço interno da coluna vertebral.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Boa postura

Ciências

Encéfalo

Ciências

Meninges

Ciências

Sistema nervoso

Últimos artigos

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.