Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Boa postura

Boa postura refere-se, principalmente, ao alinhamento do nosso corpo de maneira que nossos ossos, músculos e articulações consigam garantir nossa sustentação e movimento sem que sejam afetados negativamente. Quando nos sentamos de maneira incorreta, por exemplo, podemos desencadear, com o tempo, alterações na nossa coluna que podem provocar dores e até encurtamentos musculares. Ao sentarmo-nos, abaixarmo-nos para pegar alguma coisa, andarmos ou mesmo prepararmo-nos para dormir, é fundamental que prestemos atenção à nossa postura.

Leia também: O que é a dor, qual a sua finalidade e quais seus tipos?

Importância de ter-se uma boa postura corporal

A má postura, durante a nossa vida, pode desencadear problemas, como desvios na coluna.

Muitas pessoas pensam que a boa postura está relacionada apenas com a estética, entretanto, ela é fundamental para a saúde do nosso corpo. A boa postura garante que todo nosso corpo funcione de maneira adequada, uma vez que ela permite que nossos músculos, ossos e articulações estejam completamente alinhados e que seu funcionamento possa ocorrer sem nenhum empecilho. No longo prazo, a má postura pode desencadear problemas, como:

  • Dores nas costas;
  • Dores no pescoço;
  • Dores de cabeça;
  • Desgaste nas articulações;
  • Alterações nos ossos;
  • Desvios na coluna  (hiperlordose, hipercifose e escoliose).

Desvios na coluna

Ao longo dos anos, a má postura pode ser responsável por desencadear desvios em nossa coluna. Como sabemos, a coluna funciona como eixo central do nosso corpo, sendo também responsável por garantir a proteção da nossa medula espinhal. Alterações nesse eixo central podem ser bastante prejudiciais, provocando, por exemplo, dor nas costas, dor no pescoço, dificuldade para pegar peso, dificuldade de movimentação e formigamentos. 

Conheça, a seguir, os principais desvios posturais:

  • Hipercifose: é um aumento da curvatura na região torácica, dando o aspecto de corcunda. A pessoa com hipercifose fica com as costas arqueadas e os ombros projetados para frente.
  • Hiperlordose: caracteriza-se por uma acentuação da curvatura lombar. Nesse caso, a pessoa apresenta-se com os glúteos mais destacados.
  • Escoliose: é uma curvatura lateral da coluna. Normalmente, a coluna da pessoa com esse problema apresenta o formato em S.
A figura ilustra os três principais desvios posturais.

Os desvios posturais serão tratados de acordo com a gravidade de cada caso, mas, geralmente,  inclui-se fisioterapia e exercícios de fortalecimento da musculatura. Em alguns casos, coletes ortopédicos podem ser recomendados.

Leia mais: Coluna vertebral – importante parte do nosso sistema esquelético: estrutra e problemas

Dicas para ter-se uma boa postura corporal

Cuidar da postura é cuidar da saúde do nosso corpo, portanto, temos que estar atentos, por exemplo, aos nossos movimentos, a como nos sentamos e deitamos. Além disso, é essencial que pratiquemos atividades físicas para que nossos músculos fiquem mais fortes e que tenhamos uma maior flexibilidade, garantindo-nos, desse modo, uma melhor postura. A seguir, separamos alguns pontos importantes para termos sempre uma postura adequada:

Observe na figura formas de garantir-se uma boa postura.
Observe na figura formas de garantir-se uma boa postura.
  • Ao caminhar, mantenha a coluna reta e o olhar para frente.
  • Ao abaixar-se para pegar um objeto, não curve a coluna. Abaixe-se flexionando os joelhos e mantenha as costas eretas.
  • Não carregue mochilas ou sacolas de um lado só do corpo. No caso das mochilas, é essencial utilizar as duas alças. Já no caso de sacolas, distribua os pesos entre as duas mãos.
  • Ao sentar-se, encaixe bem o quadril no vão da cadeira e encoste suas costas no encosto. Mantenha sempre o tronco reto e o pescoço alinhado.
  • Ao utilizar o computador, garanta que o monitor fique a sua frente e que a parte superior da tela esteja na altura dos seus olhos.
  • Ao utilizar o celular, evite inclinar a cabeça para baixo. O ideal é trazer o aparelho até a altura dos olhos.
  • Uma forma muito recomendada para boas noites de sono é deitar-se de lado utilizando um travesseiro que preencha adequadamente o espaço entre a cabeça e o final do ombro. Um travesseiro entre os joelhos garante que a coluna permaneça reta durante a noite.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Atividades físicas

Ciências

Coluna vertebral

Ciências

Esqueleto e músculos

Ciências

Medula espinhal

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.