Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Boa postura

Boa postura refere-se, principalmente, ao alinhamento do nosso corpo de maneira que nossos ossos, músculos e articulações consigam garantir nossa sustentação e movimento sem que sejam afetados negativamente. Quando nos sentamos de maneira incorreta, por exemplo, podemos desencadear, com o tempo, alterações na nossa coluna que podem provocar dores e até encurtamentos musculares. Ao sentarmo-nos, abaixarmo-nos para pegar alguma coisa, andarmos ou mesmo prepararmo-nos para dormir, é fundamental que prestemos atenção à nossa postura.

Leia também: O que é a dor, qual a sua finalidade e quais seus tipos?

Importância de ter-se uma boa postura corporal

A má postura, durante a nossa vida, pode desencadear problemas, como desvios na coluna.

Muitas pessoas pensam que a boa postura está relacionada apenas com a estética, entretanto, ela é fundamental para a saúde do nosso corpo. A boa postura garante que todo nosso corpo funcione de maneira adequada, uma vez que ela permite que nossos músculos, ossos e articulações estejam completamente alinhados e que seu funcionamento possa ocorrer sem nenhum empecilho. No longo prazo, a má postura pode desencadear problemas, como:

  • Dores nas costas;
  • Dores no pescoço;
  • Dores de cabeça;
  • Desgaste nas articulações;
  • Alterações nos ossos;
  • Desvios na coluna  (hiperlordose, hipercifose e escoliose).

Desvios na coluna

Ao longo dos anos, a má postura pode ser responsável por desencadear desvios em nossa coluna. Como sabemos, a coluna funciona como eixo central do nosso corpo, sendo também responsável por garantir a proteção da nossa medula espinhal. Alterações nesse eixo central podem ser bastante prejudiciais, provocando, por exemplo, dor nas costas, dor no pescoço, dificuldade para pegar peso, dificuldade de movimentação e formigamentos. 

Conheça, a seguir, os principais desvios posturais:

  • Hipercifose: é um aumento da curvatura na região torácica, dando o aspecto de corcunda. A pessoa com hipercifose fica com as costas arqueadas e os ombros projetados para frente.
  • Hiperlordose: caracteriza-se por uma acentuação da curvatura lombar. Nesse caso, a pessoa apresenta-se com os glúteos mais destacados.
  • Escoliose: é uma curvatura lateral da coluna. Normalmente, a coluna da pessoa com esse problema apresenta o formato em S.
A figura ilustra os três principais desvios posturais.

Os desvios posturais serão tratados de acordo com a gravidade de cada caso, mas, geralmente,  inclui-se fisioterapia e exercícios de fortalecimento da musculatura. Em alguns casos, coletes ortopédicos podem ser recomendados.

Leia mais: Coluna vertebral – importante parte do nosso sistema esquelético: estrutra e problemas

Dicas para ter-se uma boa postura corporal

Cuidar da postura é cuidar da saúde do nosso corpo, portanto, temos que estar atentos, por exemplo, aos nossos movimentos, a como nos sentamos e deitamos. Além disso, é essencial que pratiquemos atividades físicas para que nossos músculos fiquem mais fortes e que tenhamos uma maior flexibilidade, garantindo-nos, desse modo, uma melhor postura. A seguir, separamos alguns pontos importantes para termos sempre uma postura adequada:

Observe na figura formas de garantir-se uma boa postura.
Observe na figura formas de garantir-se uma boa postura.
  • Ao caminhar, mantenha a coluna reta e o olhar para frente.
  • Ao abaixar-se para pegar um objeto, não curve a coluna. Abaixe-se flexionando os joelhos e mantenha as costas eretas.
  • Não carregue mochilas ou sacolas de um lado só do corpo. No caso das mochilas, é essencial utilizar as duas alças. Já no caso de sacolas, distribua os pesos entre as duas mãos.
  • Ao sentar-se, encaixe bem o quadril no vão da cadeira e encoste suas costas no encosto. Mantenha sempre o tronco reto e o pescoço alinhado.
  • Ao utilizar o computador, garanta que o monitor fique a sua frente e que a parte superior da tela esteja na altura dos seus olhos.
  • Ao utilizar o celular, evite inclinar a cabeça para baixo. O ideal é trazer o aparelho até a altura dos olhos.
  • Uma forma muito recomendada para boas noites de sono é deitar-se de lado utilizando um travesseiro que preencha adequadamente o espaço entre a cabeça e o final do ombro. Um travesseiro entre os joelhos garante que a coluna permaneça reta durante a noite.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Atividades físicas

Ciências

Coluna vertebral

Ciências

Esqueleto e músculos

Ciências

Medula espinhal

Últimos artigos

Rinocerontes

Rinocerontes são animais de grande porte encontrados na África e Ásia. São animais solitários, territorialistas e que podem viver cerca de 50 anos.

Animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos

Quando falamos em animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos, estamos nos referindo ao local onde o embrião de uma espécie se desenvolve.

Metáfora

A metáfora é uma figura de linguagem que usamos para comparar diferentes ideias por meio de algumas semelhanças entre elas. Isso é feito com o uso de linguagem figurada.

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.