Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Qual é a finalidade da dor?

Entenda qual é a finalidade da dor e por que ela é tão importante para a manutenção da nossa saúde.

As dores podem ter causas diversas e são um tipo de sensação bastante individual As dores podem ter causas diversas e são um tipo de sensação bastante individual

Quem nunca reclamou de uma dor de cabeça, dor no corpo, dor nos olhos, dores de garganta etc.? Entretanto, o que é a sensação de dor? Ela apresenta alguma função para o nosso organismo?

O que é a dor?

De acordo com a Associação Internacional para o Estudo da Dor, essa reação pode ser definida como “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a um dano real ou potencial dos tecidos, ou descrita em termos de tal dano”. Isso quer dizer que a dor é uma sensação desagradável que indica algum dano ou risco de dano para alguma parte do organismo.

A dor é uma sensação complexa e varia muito de pessoa para pessoa. Nem sempre o que é dor para alguém é para outro, portanto, trata-se de uma experiência única e completamente individual. Vale destacar que o momento que cada pessoa está passando e os sentimentos naquela ocasião podem aumentar ou diminuir a dor.

Qual é a finalidade da dor?

Quando sentimos dor, como vimos anteriormente, é sinal de que algo não vai bem em nosso corpo e que necessita urgentemente de cuidados. A dor faz com que se busquem medidas para acabar com o problema, funcionando, portanto, como um aviso.

Os médicos devem sempre ficar atentos à dor de um paciente, pois pode ser um sintoma de alguma doença. Sendo assim, esse profissional deve analisar e recolher informações que possam ajudar no diagnóstico e, assim, evitar danos graves ao organismo.

Quais são os tipos de dor existentes?

Basicamente, podemos dividir a dor em dois grupos principais: aguda e crônica. Na dor aguda, o paciente sente a sensação desagradável de forma bastante rápida e repentina. A função principal desse tipo de dor é alertar o organismo imediatamente.

Na dor crônica, a sensação dolorosa é sentida por muito tempo, ocorrendo de forma constante e desencadeando, muitas vezes, sequelas. Diferentemente da dor aguda, esse tipo de dor não apresenta vantagens biológicas, pois vai muito além de alertar o indivíduo, acarretando também danos.

Tratamento da dor

Normalmente, para acabar com as dores, utilizam-se medicamentes analgésicos, que têm por finalidade interromper as vias de transmissão nervosas. Entretanto, o tratamento da dor deverá ser baseado nas suas causas. Isso quer dizer que, ao tratar uma dor de dente, por exemplo, devemos procurar o problema que está afetando o dente. Se for uma cárie, devemos acabar com ela para que a dor de dente também acabe.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Boa postura

Ciências

O que é dor nos flancos?

Ciências

Tato

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.