Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

O que é dor nos flancos?

Saiba mais sobre a dor nos flancos, aquela dor lateral que acontece depois de um exercício físico.

Ao realizar uma corrida ou algum tipo de treino, muitas vezes sentimos uma dor na região lateral do nosso corpo, logo abaixo das costelas. Essa dor é popularmente chamada de “dor nos flancos” ou, ainda, “dor lateral”. Entretanto, o termo correto é dor transitória abdominal associada ao exercício.

Essa dor inicia-se sempre na região abaixo da costela no momento da realização de um exercício. Ela é tão intensa que normalmente nos força a interromper a atividade física até que o desconforto passe.

Existem diversas teorias para explicar por que essa dor acontece. Normalmente associamos a dor à respiração, uma vez que, ao respiramos lentamente, o desconforto desaparece. Todavia, esse não é o único motivo que leva a essa dor. Veja a seguir algumas das principais teorias existentes para explicar a dor nos flancos:

Redução no fluxo sanguíneo do diafragma, um músculo responsável pela respiração. Essa teoria, apesar de bastante difundida, é uma das menos aceitas na atualidade.

Aquecimento realizado de maneira inadequada e excesso de exercícios.

Compressão do diafragma em razão do excesso de alimento no estômago.

Desconforto do diafragma em decorrência do movimento dos órgãos internos.

Respiração incorreta.

Fadiga desencadeada pelo atrito entre os órgãos internos.

Problemas de postura.

Veja que muitas teorias são propostas, mas nenhuma se demonstra conclusiva. Apesar disso, você pode recorrer a algumas medidas para evitar a famosa dor. Veja a seguir algumas dicas:

Faça exercícios de respiração. Além de ajudar na realização da atividade física, melhorá sua qualidade de vida até mesmo no que diz respeito à fala.

Nunca exagere no exercício. Saber seus limites é essencial para não prejudicar o corpo.

Alimente-se pelo menos uma hora antes do treino.

Ao realizar atividades em academias, por exemplo, sempre siga as recomendações de um profissional de Educação Física.


Por Ma. Vanessa dos Santos

A dor lateral surge normalmente associada à realização de exercícios A dor lateral surge normalmente associada à realização de exercícios
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Qual é a finalidade da dor?

Ciências

Atividades físicas

Ciências

Boa Postura

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.