Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Meninges

Conheça um pouco mais a respeito das meninges, membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Neste texto, você conhecerá algumas características das três camadas que formam as meninges: dura-máter, aracnoide e pia-máter. Além disso, entenderá o que é meningite, uma doença que pode levar à morte.

por Vanessa Sardinha dos Santos
Meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central Meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central

Meninges são membranas de tecido conjuntivo que envolvem nosso sistema nervoso central, ou seja, o encéfalo e a medula espinhal. Elas, juntamente com os ossos que formam a caixa craniana e o canal vertebral, ajudam na proteção desse importante sistema.

Leia também: Sistema nervoso

Meninges

Meninges são formadas por três camadas:

Observe na figura as meninges: dura-máter, aracnoide e pia-máter
Observe na figura as meninges: dura-máter, aracnoide e pia-máter

  • Dura-máter: é a meninge mais externa, espessa e resistente. Ela está ligada ao osso da caixa craniana, porém não está ligada diretamente ao osso das vértebras, sendo possível observar um espaço entre eles.

  • Aracnoide: é a meninge intermediária. Ela está em contato com a dura-máter e com a pia-máter. Um fato interessante é que ela liga-se à pia-máter por espécies de travas que lembram teias de aranha. Entre essas travas, temos o espaço subaracnóideo, que contem um líquido importante denominado cefalorraquidiano. Esse líquido também está relacionado com a proteção do sistema nervoso central, além de garantir a remoção de reações formadas durante a atividade do sistema nervoso.

  • Pia-máter: é a meninge mais interna e está aderida ao tecido nervoso. Ela é uma camada bastante delicada e é muito vascularizada, ou seja, apresenta vários vasos sanguíneos.

Meningite

Meningite é um processo inflamatório que afeta as meninges. É um problema de saúde grave que leva muitos pacientes à morte. Meningite pode ser causada por diferentes fatores, como substâncias químicas, medicamentos, tumores e agentes infecciosos, como vírus, bactérias e fungos. Entre seus sintomas, podemos citar dores de cabeça intensas, enjoos, vômitos, febre, dores na nuca, confusão mental e manchas na pele.

Alguns sintomas da meningite
Alguns sintomas da meningite

Como dito anteriormente, a meningite é grave e necessita de tratamento adequado. O tipo de tratamento será indicado de acordo com a causa da meningite. Meninges bacterianas, por exemplo, são tratadas com uso de antibióticos.

Você pode se interessar também

Ciências

Medula espinhal

Ciências

Sistema nervoso

Ciências

Encéfalo

Ciências

Sistema Nervoso Central

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Diferenças entre mitose e meiose

As diferenças entre mitose e meiose são muitas, mas podemos destacar o número de células-filhas e a quantidade de material genético nas células.

Tragédia em Brumadinho

A tragédia em Brumadinho ocorreu em decorrência do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração pertencente à Vale. Casas foram destruídas e muitas pessoas morreram.

Francisco Franco

Francisco Franco foi um general espanhol que liderou um golpe contra o governo republicano da Espanha. Implantou uma ditadura que se estendeu por quase quatro décadas.

Densidade demográfica

Para que seja possível compreender a dinâmica da população e sua distribuição, é essencial conhecer o conceito de densidade demográfica ou densidade populacional.