Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Cérebro

O cérebro é nosso centro de comando do sistema nervoso, responsável por controlar basicamente todas as nossas funções, como a inteligência, capacidade de pensamento e memória.

Cérebro humano O cérebro é o principal órgão do sistema nervoso.

O cérebro é o órgão mais importante do nosso sistema nervoso e fica dentro da caixa craniana, sendo protegido por ela. Esse órgão pesa cerca de 1,5 kg.

O cérebro é o responsável por coordenar as funções do nosso corpo, isso significa que ele controla todas as ações voluntárias e involuntárias que temos, e é por causa dele que nós andamos, falamos, respiramos, sentimos o gosto das comidas, pensamos e temos memórias, entre outras atividades.

O cérebro é dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo, separados por um sulco conhecido como fissura longitudinal do cérebro. Os hemisférios são divididos em quatro lobos: o lobo frontal, lobo temporal, lobo parietal e lobo occipital e a ínsula.

Leia também: Corpo humano — os órgãos e sistemas que integram sua anatomia

Resumo sobre o cérebro

  • O cérebro é o órgão mais importante do sistema nervoso.
  • Ele controla todas as nossas atividades.
  • É dividido em duas partes, ou dois hemisférios, o direito e o esquerdo, e cada um controla atividades especificas.
  • Ao redor das suas estruturas, circula um líquido que conhecemos como líquor.
  • Os lobos do cérebro são: o frontal, parietal, temporal, occipital e a ínsula.
  • No cérebro temos dois tipos de substâncias, as brancas e as cinzentas.
  • Um fato interessante sobre o cérebro é que o hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo, e o hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo.

Quais as funções do cérebro?

O cérebro coordena todas as ações voluntárias do nosso corpo, como andar, falar, comer, e as ações involuntárias, como espirrar, respirar, bocejar. A memória, o raciocínio, a razão, o comportamento, a inteligência, entre outras funções, são controladas pelo cérebro, com a participação de outros órgãos presentes no encéfalo. O cérebro recebe as informações por meio dos órgãos dos sentidos e, em seguida, processa-as, emitindo uma resposta.

Anatomia do cérebro

O sistema nervoso é divido em dois tipos: o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central (SNC) é divido em encéfalo e medula espinhal.

O encéfalo possui três principais estruturas:

  • cerebelo;
  • tronco encefálico;
  • cérebro, a principal estrutura e a maior, encontrada no encéfalo.

O cérebro é composto por dois hemisférios, esquerdo e direito, separados pela fissura longitudinal, e dentro dela existe uma estrutura chamada de corpo caloso, que comunica os dois lados do cérebro.

Cada lado do cérebro tem funções características, e parece estar associado com atividades diferentes, por exemplo, o lado direito é mais associado à criatividade, à intuição, e o lado esquerdo, ao raciocínio e à lógica.

Acima, uma ilustração de como o cérebro funciona: no lado esquerdo, fórmulas matemáticas, no direto, faixas coloridas representando a criatividade.

Ao redor das estruturas do cérebro circula um líquido que conhecemos como líquor, agindo como um tipo de amortecedor de choques. Provavelmente você já ouviu falar em pessoas que fazem um exame retirando o líquor para análise de doenças, como a meningite.

O cérebro humano não é liso, ele apresenta irregularidades conhecidas como giros e sulcos, que proporcionam maior processamento de informações e capacidade cognitiva por meio de um aumento na área de superfície cerebral, fazendo com que o cérebro consiga abranger um maior número de neurônios.

O neurônio é a unidade fundamental, um tipo de célula com a função básica de receber, processar e enviar informações, pois ele conduz o que chamamos de impulso nervoso.

O cérebro é dividido em cinco áreas, sendo quatro lobos e a ínsula. A insula é uma região muito importante, porém alguns estudiosos a consideram como um lobo, e outros não. Sendo assim, as partes do cérebro são: o lobo frontal, lobo temporal, lobo parietal, lobo occipital e a ínsula.

  • Lobo frontal: é a parte da frente do cérebro, fica atrás da testa, e está envolvido com a atividade motora, funções cognitivas e resposta emocional.
  • Lobo parietal: fica atrás do lobo frontal e é envolvido com as sensações da pele, ou seja, as sensações táteis.
  • Lobo temporal: é a parte mais lateral do cérebro, fica atrás da orelha e é responsável pela audição, pelo olfato, pela identificação de objetos e pelas memórias.
  • Lobo occipital: localizado na parte de trás do cérebro e envolvido com a visão, ele processa a informação visual.
  • Ínsula: é uma região do cérebro que fica entre os lobos frontal e parietal e é associada ao paladar, à dor e ao comportamento social.

Ainda no cérebro, temos dois tipos de substâncias, as brancas e as cinzentas. O cérebro possui o córtex cerebral, que é a camada externa que o recobre, sendo composto pela sustância cinzenta.

A substância branca consiste em axônios recobertos por camadas de mielina e fica localizada no interior do cérebro. A substância cinzenta, como já falamos, é mais externa e constituída pelos corpos dos axônios, responsáveis pelos processamentos das informações.

Leia também: A pele é um tecido ou um órgão?

Curiosidade sobre o cérebro

  • Uma curiosidade sobre o cérebro é que o hemisfério direito controla o lado esquerdo do nosso corpo e o hemisfério esquerdo controla o lado direito.
  • Apesar de ser o responsável por transmitir os sinais de dor por todo o corpo, o cérebro em si não sente dor, por isso, existem alguns procedimentos cirúrgicos nele em que o paciente fica acordado, conversando e até cantando.
  • Temos também algumas curiosidades relacionadas ao cérebro de pessoas famosas, como Andrea Bocelli e Albert Einstein.
    • Andrea Bocelli: é um famoso cantor tenor que nasceu com uma condição chamada glaucoma congênito, sendo parcialmente cego, porém, aos 12 anos de idade, enquanto jogava futebol, ele levou uma pancada na parte de trás da cabeça, afetando o lobo occipital, tornando-se completamente cego.
    • Albert Einstein: o físico teórico alemão faleceu no ano de 1955, e o médico responsável pela autópsia de seu corpo, Thomas Harvey, resolveu guardar algumas amostras do famoso cérebro.
Por Aline Oliveira Silva

Você pode se interessar também

Ciências

Audição

Ciências

Cerebelo

Ciências

Corpo humano

Ciências

Corpo humano

Últimos artigos

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.