Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Audição

Audição é um dos cinco sentidos do nosso corpo. Por meio da audição, podemos compreender os sons que estão à nossa volta. O órgão relacionado com esse sentido é a orelha.

Criança com a mão apoiada atrás da orelha, órgão responsável pela audição. A audição é o sentido que nos permite perceber os sons ao nosso redor e experimentar emoções por meio deles.

Audição é o sentido que nos permite captar os sons à nossa volta. O órgão responsável por nos garantir essa importante capacidade é a orelha, a qual pode ser dividida em orelha externa, orelha média e orelha interna. A orelha externa consiste no pavilhão auricular e no canal auditivo. Separando a orelha externa da orelha média encontra-se a membrana timpânica.

Na orelha média encontramos os três ossículos da orelha: o martelo, a bigorna e o estribo. Já na orelha interna encontramos os canais semicirculares, que participam do equilíbrio, e a cóclea, que está envolvida na audição. Perdas auditivas podem causar grande impacto negativo na vida de uma pessoa, portanto é fundamental cuidarmos da nossa audição para evitarmos esses problemas.

Leia também: Tato — outro importante sentido do nosso corpo

Resumo sobre audição

  • A audição nos permite perceber os sons que nos rodeiam.

  • A orelha é o órgão responsável por esse sentido e é responsável por traduzir os estímulos mecânicos em impulsos nervosos que o cérebro interpreta como som.

  • A orelha pode ser dividida em orelha externa, orelha média e orelha interna.

  • A orelha externa consiste no pavilhão auricular e no canal auditivo.

  • A membrana timpânica separa a orelha externa da orelha média e vibra ao receber ondas sonoras.

  • A orelha média apresenta três ossículos.

  • A orelha interna contém a cóclea, responsável pela percepção dos sons.

Videoaula sobre audição

O que é audição?

Audição é o sentido que nos permite escutar os sons, que são o resultado do movimento ordenado das moléculas que compõem o ar. A audição nos permite perceber os sons que estão ao nosso redor.

Qual é a função da orelha na audição?

O órgão responsável por esse sentido é a orelha. Podemos dividir a orelha em três porções: a orelha externa, a orelha média e a orelha interna.

Partes da orelha e suas funções na audição

  • Orelha externa: consiste no pavilhão auricular externo e no canal auditivo. É responsável por receber as ondas sonoras e direcioná-las para o interior da estrutura. É nessa região que é produzida a cera do ouvido, uma substância amarela que possui como principal função a proteção da orelha. Separando a orelha externa da orelha média, encontramos uma membrana muito importante, conhecida como tímpano, a qual vibra ao receber as ondas sonoras.

  • Orelha média: encontramos nela os três ossículos da orelha: o martelo, a bigorna e o estribo. Essa parte da orelha é responsável principalmente por captar as vibrações da membrana timpânica através dos ossículos e transmiti-las para a orelha interna. A orelha média também se abre na tuba auditiva, a qual se conecta com a faringe. Essa comunicação é importante, pois garante que a pressão atmosférica externa se iguale à pressão da orelha média.

  • Orelha interna: é o local onde estão localizadas as células capazes de captar as vibrações sonoras e encaminhar o estímulo nervoso para o cérebro. Na orelha interna, encontramos a cóclea e os canais semicirculares. A cóclea, responsável pela audição, apresenta-se como um tubo enrolado cheio de líquido. Os canais semicirculares, por sua vez, estão relacionados com o equilíbrio.

A orelha pode ser dividida em três partes: a orelha externa, a orelha média e a orelha interna.

Como o som é captado na audição?

Imaginemos que alguém está falando com você. Ao falarmos, são produzidas ondas sonoras que serão captadas pela orelha externa do ouvinte e que causarão uma vibração no tímpano. Ao vibrar, essa membrana faz com que o martelo, a bigorna e o estribo também vibrem.

Na orelha interna são encontradas as células sensórias capazes de transformar a vibração em impulso nervoso. A partir daí, este é levado até o cérebro, onde será processada a mensagem para, assim, percebermos os sons.

Veja também: Como funciona o sentido da visão?

Qual é a importância da audição?

A audição nos permite escutar os diferentes sons que estão à nossa volta e desse modo garantir nossa percepção do mundo que nos cerca. A audição nos permite a comunicação com outros indivíduos da nossa espécie, nos ajuda a perceber que um perigo se aproxima e até mesmo nos permite experimentar diferentes emoções, como quando ouvimos uma canção agradável ou o som da natureza.

O que pode causar a perda da audição?

Alterações em qualquer parte da orelha podem ocasionar a perda auditiva. Quando o problema é relacionado com a orelha média ou externa, essas alterações geralmente podem ser corrigidas cirurgicamente. Quando a área afetada é a orelha interna, temos casos mais graves e normalmente irreversíveis.

As perdas auditivas podem ser causadas por doenças genéticas, infecções virais e bacterianas, além do envelhecimento. No caso do envelhecimento, os hábitos de vida saudáveis e cuidados com pressão, colesterol e diabetes são essenciais, pois esses fatores podem acelerar a perda da audição.

Saiba mais: Cuidados que devemos ter para manter uma visão saudável

Cuidados com a audição

O uso de fones de ouvido em volumes altos podem provocar perda da audição.

Para evitar perdas auditivas ao longo da vida, algumas medidas simples devem ser tomadas, tais como:

  • Proteger-se de ruídos excessivos. Essa recomendação é importante, principalmente, para aqueles que convivem com barulhos altos por longos períodos de tempo, como no trabalho. Nesses casos, é fundamental a utilização de equipamentos de proteção individual, como protetores auriculares.

  • Não utilizar fones de ouvido por longos períodos e ter muito cuidado com o volume do que é ouvido.

  • Não utilizar cotonetes para limpar o interior das orelhas, pois podem causar lesões no canal auditivo e no tímpano.

  • Fazer consultas regulares ao otorrinolaringologista.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Cera do ouvido

Ciências

Cuidados com os olhos

Ciências

Cérebro

Ciências

Tato

Últimos artigos

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.