Clique aqui e aprenda mais sobre o sentido da audição.
A audição é um sentido muito valioso que permite a nós captarmos as ondas sonoras e, consequentemente, ouvirmos tudo a nossa volta. O órgão responsável por esse sentido é a orelha. Podemos dividi-la em três porções: a orelha externa, a orelha média e a orelha interna.
A orelha externa é responsável por receber as ondas sonoras e direcioná-las para o canal auditivo. É nessa região que encontramos a membrana timpânica, uma película fina que vibra quando ondas sonoras chegam até ela. É também o local onde é produzida a cera do ouvido, uma substância amarela que possui como principal função a proteção da orelha.
Na orelha média encontramos os três ossículos da orelha: o martelo, a bigorna e o estribo. Essa parte da orelha é responsável principalmente por captar as vibrações da membrana timpânica através dos ossículos e transmiti-las para a orelha interna.
Por fim, temos a orelha interna, que é o local onde estão localizadas as células capazes de captar as vibrações sonoras e encaminhar o estímulo nervoso para o cérebro. Entre os componentes da orelha interna, podemos destacar a cóclea, sáculo, utrículo e canais semicirculares. A cóclea, responsável pela audição, apresenta-se como um tubo enrolado cheio de líquido.
Agora que compreendemos a anatomia da orelha, vamos compreender como somos capazes de captar o som!
Imaginemos que alguém está falando com você. Ao falarmos, são produzidas ondas sonoras que serão captadas pela orelha externa do ouvinte e que causarão uma vibração no tímpano. Essa membrana ao vibrar faz com que o martelo, a bigorna e o estribo também vibrem. Na orelha interna são encontradas as células sensórias capazes de transformar a vibração em impulso nervoso. A partir daí, este é levado até o cérebro, onde será processada a mensagem para, assim, percebemos os sons.
Alterações em qualquer parte da orelha podem ocasionar a perda auditiva. Quando o problema é relacionado com a orelha média ou externa, essas alterações podem ser corrigidas cirurgicamente. Quando a área afetada é a orelha interna, temos casos mais graves e normalmente irreversíveis.
Algumas pessoas possuem graves perdas auditivas e conseguem comunicar-se graças à linguagem de sinais
As perdas auditivas podem ser causadas por doenças genéticas, infecções virais e bacterianas, além do envelhecimento. No caso do envelhecimento, os hábitos de vida saudáveis e cuidados com pressão, colesterol e diabetes são essenciais, pois esses fatores podem acelerar a perda da audição.
Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia
Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto: