Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Audição

Clique aqui e aprenda mais sobre o sentido da audição.

A audição é um sentido muito valioso que permite a nós captarmos as ondas sonoras e, consequentemente, ouvirmos tudo a nossa volta. O órgão responsável por esse sentido é a orelha. Podemos dividi-la em três porções: a orelha externa, a orelha média e a orelha interna.

A orelha externa é responsável por receber as ondas sonoras e direcioná-las para o canal auditivo. É nessa região que encontramos a membrana timpânica, uma película fina que vibra quando ondas sonoras chegam até ela. É também o local onde é produzida a cera do ouvido, uma substância amarela que possui como principal função a proteção da orelha.

Na orelha média encontramos os três ossículos da orelha: o martelo, a bigorna e o estribo. Essa parte da orelha é responsável principalmente por captar as vibrações da membrana timpânica através dos ossículos e transmiti-las para a orelha interna.

Por fim, temos a orelha interna, que é o local onde estão localizadas as células capazes de captar as vibrações sonoras e encaminhar o estímulo nervoso para o cérebro. Entre os componentes da orelha interna, podemos destacar a cóclea, sáculo, utrículo e canais semicirculares. A cóclea, responsável pela audição, apresenta-se como um tubo enrolado cheio de líquido.

Agora que compreendemos a anatomia da orelha, vamos compreender como somos capazes de captar o som!

Imaginemos que alguém está falando com você. Ao falarmos, são produzidas ondas sonoras que serão captadas pela orelha externa do ouvinte e que causarão uma vibração no tímpano. Essa membrana ao vibrar faz com que o martelo, a bigorna e o estribo também vibrem. Na orelha interna são encontradas as células sensórias capazes de transformar a vibração em impulso nervoso. A partir daí, este é levado até o cérebro, onde será processada a mensagem para, assim, percebemos os sons.

Alterações em qualquer parte da orelha podem ocasionar a perda auditiva. Quando o problema é relacionado com a orelha média ou externa, essas alterações podem ser corrigidas cirurgicamente. Quando a área afetada é a orelha interna, temos casos mais graves e normalmente irreversíveis.

Algumas pessoas possuem graves perdas auditivas e conseguem comunicar-se graças à linguagem de sinais
Algumas pessoas possuem graves perdas auditivas e conseguem comunicar-se graças à linguagem de sinais

As perdas auditivas podem ser causadas por doenças genéticas, infecções virais e bacterianas, além do envelhecimento. No caso do envelhecimento, os hábitos de vida saudáveis e cuidados com pressão, colesterol e diabetes são essenciais, pois esses fatores podem acelerar a perda da audição.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

 

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Apreciar uma música só é possível graças à audição Apreciar uma música só é possível graças à audição
Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Ciências

Cera do ouvido

Ciências

Órgãos dos sentidos

Ciências

Visão

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.