Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Paladar

Leia e compreenda mais sobre o paladar, sentido responsável pela percepção do gosto dos alimentos.

Na língua existem diversas papilas onde estão agrupadas as células sensoriais capazes de perceber o gosto dos alimentos Na língua existem diversas papilas onde estão agrupadas as células sensoriais capazes de perceber o gosto dos alimentos

O paladar é o sentido que nos permite sentir os gostos dos alimentos.  É através dele que sabemos que um sorvete é doce, um bife é salgado, que um limão é azedo e assim por diante.

Definimos sabor como uma mistura de sensações: gosto, cheiro e consistência. Com o sentido do paladar, somos capazes de distinguir quatro sabores básicos: amargo, azedo, doce e o salgado. Existe ainda um quinto sabor, que é conhecido com umami, entretanto, esse gosto só é observado em alimentos que possuem glutamato monossódico (temperos, por exemplo).

O gosto é percebido por nós graças às chamadas papilas gustativas. Nessas papilas, está localizada uma grande quantidade de células sensoriais capazes de captar as informações a respeito do sabor dos alimentos. Elas estão localizadas principalmente na região superior da língua e no palato, entretanto podem ser encontradas em outras regiões. As células sensoriais captam os diferentes gostos graças a substâncias químicas presentes nos alimentos e, por isso, são chamadas também de quimiorreceptores.

As papilas são classificadas em quatro tipos: as circunvaladas, fungiformes, foliáceas e filiformes. Somente as papilas filiformes não são capazes de captar os gostos, estando relacionadas às sensações a respeito da textura do alimento.


Por muitos anos, acreditou-se que os sabores eram percebidos em áreas diferentes da língua. Hoje isso não é mais aceito

Durante muito tempo acreditou-se que na língua existiam regiões específicas para se sentir o gosto de determinado alimento. Acreditava-se, por exemplo, que o doce era sentido na ponta da língua, enquanto o amargo apenas na região posterior dela. Hoje se sabe que isso não é verdade, apesar de muitos autores ainda apresentarem em seus trabalhos essa divisão. Sabemos hoje que os receptores para diferentes sabores estão distribuídos de maneira aleatória por toda a língua, não estando localizados predominantemente em uma única área.

Uma característica interessante do paladar diz respeito ao quente e ao frio. A temperatura do alimento pode fazer com que você o perceba de maneira diferente. Acredita-se que temperaturas maiores estão relacionadas à sensação de doce, enquanto temperaturas inferiores lembram sabores ácidos e salgados. Isso quer dizer que quanto mais quente estiver um alimento, mais doce ele vai parecer. Portanto, um chocolate em temperatura ambiente é interpretado como mais doce do que aquele guardado na geladeira.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

 


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Doces fazem mal à saúde?

Ciências

Por que a boca arde quando comemos pimenta?

Ciências

Tato

Ciências

Visão

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.