Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Por que a boca arde quando comemos pimenta?

Clique para descobrir por que a boca arde quando comemos alguns tipos de pimenta!

A pimenta é muito utilizada na culinária A pimenta é muito utilizada na culinária

A pimenta é um fruto muito utilizado na culinária porque fornece aos alimentos melhoria no sabor, na cor e no aroma. Trata-se do segundo condimento mais utilizado no mundo, perdendo apenas para o sal de cozinha (cloreto de sódio).

Muitas são as espécies de pimenta produzidas pelo mundo. No Brasil, cinco tipos são os mais cultivados (produzidos):

  • Malagueta

  • Dedo-de-moça

  • Cumari

  • Pimenta-de-cheiro

  • Pimenta-doce

Dessas pimentas citadas, a malagueta é muito famosa em razão da ardência (sensação de que está queimando) que ela provoca em nossa boca quando ingerida. Você sabe o motivo de algumas pimentas, como a malagueta, provocarem ardor na boca?

A ardência não é uma característica atribuída a todas as pimentas. As que provocam o ardor são todas aquelas que apresentam uma substância química denominada de capsaicina, cuja estrutura molecular está representada a seguir:


Fórmula estrutural da capsaicina

A capsaicina é produzida a partir de glândulas localizadas na placenta da pimenta. Essa placenta é um tecido esbranquiçado em que ficam aderidas (grudadas) as sementes, como podemos observar na imagem abaixo:


Sementes aderidas à placenta da pimenta

Quando causamos algum dano à placenta, como cortá-la durante o preparo do alimento, há liberação da capsaicina. Ao ingerirmos o alimento com pimenta, a capsaicina estimula as células nervosas da nossa boca. Essas células nervosas estão conectadas ao nervo trigêmeo, que leva até o cérebro a sensação do ardor.

Quanto maior a quantidade de capsaicina liberada pelas glândulas da pimenta, maior será a sensação do ardor. Para medir esse ardor, foi desenvolvida a escala SCHU (Unidade de Calor Scoville), no ano de 1912, por um farmacologista norte-americano chamado de Wilbur Lincoln Scoville.

A escala de Scoville varia de 0 a 16 milhões Scocilles (SCH). Para uma pimenta ser considerada ardida, são necessários, no mínimo, 100000 Scovilles. Exemplos de pimentas que apresentam 0 SCH são o pimentão e a pimenta biquinho doce (produzida em Minas Gerais). Já a pimenta mais ardida do mundo é a chamada de Trinidad Moruga Scorpion e é produzida em Trinidad e Tobago.

A capsaicina é uma substância que não apresenta nem odor nem sabor, mas sua função vai além de apenas provocar ardência. Estudos científicos descobriram que a capsaicina possui aplicações importantes, tais como:

  • Como descongestionante (em medicamentos para desentupir o nariz);

  • Como antioxidante (como conservante de alimentos);

  • Como expectorante (em xaropes para tosse);

  • Melhorar a digestão dos alimentos;

  • Eliminar excesso de líquido do corpo;

  • Eliminar bactérias de ferimentos, por exemplo;

  • Aumentar a secreção (produção) de saliva, sucos gástricos, pancreáticos e biliares;

  • Prevenção do câncer de estômago;

  • Evita AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto.

Por Diogo Lopes Dias

Você pode se interessar também

Ciências

Bactérias

Ciências

Conservantes

Ciências

Conservação dos alimentos

Ciências

Paladar

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.