Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Neurônios

Já ouviu falar em neurônios? Leia este texto e amplie seus conhecimentos sobre o assunto!

O nosso sistema nervoso é composto por várias células, entre elas, destacam-se os neurônios, também chamados de células nervosas. Essas células são capazes de transmitir impulsos nervosos e estimular outras células, permitindo, assim, que haja respostas aos estímulos do meio. Sem neurônios não seríamos capazes, por exemplo, de sentir dor ou um carinho, movimentar-nos, de raciocinar, de expressar emoções, entre várias outras funções.

Os neurônios são formados por algumas partes básicas. Observe a seguir o esquema:


Observe as partes básicas de um neurônio

O corpo celular é o local onde encontramos o núcleo da célula, que normalmente é redondo e bem grande. Do corpo celular é possível observar alguns prolongamentos. Destes, os mais curtos e cheios de ramificações, que lembram galhos de árvores, são os chamados dendritos. Já os mais longos e que se ramificam apenas na extremidade são chamados de axônio.

O axônio normalmente é único em um neurônio e pode apresentar um revestimento conhecido como bainha de mielina, que é formada pelo enrolamento da membrana plasmática de várias células, que podem ser células de Schwann ou oligodendrócitos. Esse revestimento funciona como um isolante, impedindo a passagem do impulso nervoso nesses locais. O impulso, então, salta para locais onde não há presença da bainha.

A extremidade do neurônio fica bem próxima da célula vizinha, sem, no entanto, tocá-la. Essa região de extrema proximidade é chamada de sinapse. Nas sinapses, um neurônio libera uma substância, chamada de neurotransmissor, que permite a estimulação e passagem do impulso nervoso para outra célula.

De acordo com sua função, os neurônios podem ser classificados em três tipos básicos:

Neurônio sensitivo: Capta e leva os impulsos nervosos dos órgãos do sentido para o encéfalo e medula espinal, que compõem o sistema nervoso central.

Neurônio motor: Leva a resposta do sistema nervoso central para músculos e glândulas.

Neurônio associativo: Conecta um neurônio ao outro.

Curiosidade: No nosso corpo existem cerca de 86 bilhões de neurônios.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Os neurônios são responsáveis por transmitir os impulsos nervosos Os neurônios são responsáveis por transmitir os impulsos nervosos
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Sistema nervoso

Ciências

Sistema nervoso periférico

Ciências

Sistema Nervoso Central

Ciências

Substâncias branca e cinzenta

Últimos artigos

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.

Peste de Atenas

Peste de Atenas foi uma epidemia que atingiu essa cidade grega em 430-427 a.C., bem no início da Guerra do Peloponeso, causando milhares de mortes.

Cretenses

Cretenses, também conhecidos como minoicos, formaram uma civilização que se desenvolveu na ilha de Creta, vivendo seu auge entre 2000 a.C. e 1500 a.C.