Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

A pele é um tecido ou um órgão?

A pele é um tecido ou um órgão? Clique aqui e descubra a resposta para esse e outros questionamentos!

A pele é um órgão ou um tecido? A pele é um órgão ou um tecido?

Quando estudamos os níveis de organização do corpo humano, aprendemos que várias células agrupadas e que desempenham uma mesma função no organismo recebem o nome de tecido. Esses tecidos, por sua vez, podem agrupar-se, formando uma estrutura responsável por uma função específica em determinado sistema. Essa estrutura, formada por vários tecidos, é denominada de órgão. Diante dessas importantes definições, uma dúvida aparece: A pele é um tecido ou um órgão?

A pele é um tecido ou um órgão?

A pele, apesar de sua aparência, é um órgão, e não um tecido como muitos pensam. Ela é formada por duas camadas principais, a epiderme e a derme, que, por sua vez, são formadas por tecidos diferentes. Assim sendo, a pele é um órgão porque é formada por mais de um tecido.

Vale destacar que a pele apresenta uma característica bastante impressionante: ela é o mais extenso órgão do nosso organismo. Estudos revelam que 15% de todo o nosso peso corporal advém da pele. Em adultos, esse órgão pode pesar até 10 quilogramas.


A pele é formada por duas camadas básicas: a epiderme e a derme

A pele exerce múltiplas funções, sendo de vital importância para a nossa sobrevivência. Entre as principais funções atribuídas a ela, podemos citar a proteção de nosso organismo, percepção de estímulos, eliminação de alguns produtos do nosso metabolismo e o controle da temperatura por meio da liberação do suor produzido pelas glândulas sudoríparas.

Os tecidos que formam a pele

A pele é formada por duas camadas, uma mais externa denominada de epiderme e uma mais interna chamada de derme. Na epiderme, encontramos tecido do tipo epitelial, que é formado principalmente por células denominadas de queratinócitos. É nessa camada que encontramos as células responsáveis pela produção da melanina, pigmento que dá cor à pele e protege o organismo contra os raios solares.

Logo abaixo da epiderme, encontramos a derme, que é formada por tecido conjuntivo. Essa camada é responsável por garantir elasticidade à pele, além de ser o local onde estão presentes nervos, vasos sanguíneos, folículos pilosos e glândulas, sendo essas duas últimas estruturas derivadas da epiderme, mas presentes nessa camada.

Abaixo da derme está a hipoderme, um tecido que não faz parte da pele, mas garante que a derme fixe-se em órgãos e que a pele deslize mais facilmente na superfície na qual está apoiando-se. A hipoderme é formada por tecido conjuntivo frouxo.

Para saber mais sobre as características básicas da pele, acesse o texto “Pele” em nosso site!

Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Melanina

Ciências

Pele

Ciências

Por que a pele dos pés e mãos enruga na água?

Ciências

Tato

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.