Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Pele

Aprenda um pouco mais sobre o maior órgão do corpo humano: a pele!

A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela é fundamental para a proteção contra atrito, contra a perda excessiva de água e funciona como a primeira barreira de proteção contra micro-organismos invasores e algumas substâncias. A pele é formada por duas camadas principais, uma mais externa, chamada de epiderme, e uma mais interna, chamada derme.

A epiderme é formada por tecido epitelial e, portanto, não apresenta vasos sanguíneos e nervos. É esse o motivo pelo qual, quando há um corte muito superficial, não observamos nenhum sangramento. A parte mais superficial da epiderme é rica em células mortas com grande quantidade de queratina, sendo que, em regiões onde o atrito é maior, ela apresenta-se mais espessa, como nas solas dos pés.

Na epiderme também são encontrados os melanócitos, que são células capazes de produzir um pigmento chamado melanina. É esse pigmento que está relacionado com a cor da pele e pelos das pessoas. Uma pessoa negra, por exemplo, apresenta mais melanina que uma pessoa de pele branca. A presença de uma maior quantidade dessa substância é uma vantagem, pois, além de dar cor à pele, a melanina protege contra os efeitos nocivos do sol.


A pele é formada por duas camadas principais: a epiderme e a derme

Abaixo da epiderme, há a derme, que é formada por tecido conjuntivo. Nessa região encontramos os vasos sanguíneos, nervos, além de várias terminações nervosas que nos permitem sentir calor, frio, pressão, dor, além de outras sensações táteis.

Abaixo da pele há uma camada de tecido conjuntivo com grande quantidade de células adiposas. Essa camada é chamada de tela subcutânea ou hipoderme e possui a função de fornecer proteção contra frio e choques mecânicos. Além disso, também funciona como uma reserva energética.

É importante destacar que na pele são encontrados alguns anexos, tais como pelos, glândulas e unhas. Os pelos, encontrados nos mamíferos, ajudam a manter a temperatura do corpo e também atuam na proteção. Eles são formados por células mortas queratinizadas.

As glândulas encontradas na pele são as sebáceas e as sudoríferas. As sebáceas estão relacionadas com a lubrificação da pele e dos pelos. Já as sudoríferas produzem o suor, que atuam controlando nossa temperatura. Quando nosso corpo esquenta muito, o suor é liberado e isso ajuda na perda de calor.

As unhas são estruturas formadas por queratina e são encontradas nas pontas dos dedos das mãos e dos pés. Elas ajudam na manipulação de alguns materiais, além de atuar como uma forma de defesa.

É importante cuidar sempre muito bem da pele, estando atento a qualquer anormalidade, como o surgimento de bolhas e irritações. Esse órgão tão valioso precisa de cuidados como qualquer outra parte do corpo, sendo assim, se houver o surgimento de qualquer sintoma estranho, procure um médico dermatologista.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Uma pessoa com pele negra apresenta muita quantidade de melanina, sendo assim, sofre menos com a ação nociva do sol Uma pessoa com pele negra apresenta muita quantidade de melanina, sendo assim, sofre menos com a ação nociva do sol
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Câncer

Ciências

Por que os fios de cabelo ficam brancos?

Ciências

Unhas

Ciências

Urticária

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.