Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Suor

Clique aqui e saiba onde o nosso suor é produzido e por que nós suamos.

É importante beber muita água durante atividades que fazem suar. É importante beber muita água durante atividades que fazem suar.

Você já parou para se perguntar por que transpiramos ou para que serve o nosso suor? Primeiro você vai descobrir de onde vem o suor para depois compreender qual é a função dele.

O suor é produzido por glândulas chamadas de glândulas sudoríparas. Elas são encontradas na camada superficial da nossa pele e estão distribuídas por todo o nosso corpo, sendo encontradas principalmente na palma de nossas mãos, planta de nossos pés, axilas e rosto.


Em nossa pele há milhares de glândulas produtoras de suor.

As glândulas sudoríparas produzem suor o tempo todo, mas quando estamos fazendo exercícios, brincando, ou até mesmo em situações de estresse, nosso corpo produz mais suor do que o normal. Mas por quê?

O suor tem a função de resfriar o nosso corpo, quando ele se encontra além da sua temperatura normal. A temperatura normal do nosso corpo está entre 360C e 36,50C, e se passar dessa temperatura, as glândulas sudoríparas produzem o suor para que o corpo não esquente demais. Se o corpo esquentar muito, podem ocorrer muitos problemas com o nosso organismo.

Quando brincamos, o nosso corpo esquenta, por isso suamos.
Quando brincamos, o nosso corpo esquenta, por isso suamos.

Quando suamos, o corpo libera muitas substâncias, como água e até mesmo substâncias tóxicas. Por isso é tão importante beber muita água quando se pratica alguma atividade que faz suar.

O suor não possui cheiro algum, mas, em algumas pessoas, às vezes ele pode vir acompanhado de um cheirinho desagradável nas axilas. Esse cheirinho ocorre porque algumas bactérias começam a se alimentar do suor e das células mortas de nossa pele. Ao digerirem esse “alimento”, as bactérias liberam um odor muito ruim, conhecido como cê-cê.


Para manter o mau cheiro longe das axilas é preciso usar desodorantes ou antitranspirantes.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Chulé

Ciências

Corpo humano

Ciências

Glândulas

Ciências

Glândulas sebáceas

Últimos artigos

Tratado de Tordesilhas

Tratado de Tordesilhas foi assinado entre Portugal e Castela (Espanha) e determinava a divisão das terras que poderiam ser encontradas durante as Grandes Navegações.

Fruta

Fruta é um termo sem valor científico usado para se referir a frutos e frutos acessórios que possuem suco, apresentam sabor adocicado e aroma característico.

Coelho

O coelho é um animal pertencente à família Leporidae, a mesma das lebres. Coelhos destacam-se por possuírem orelhas e pernas grandes, além do corpo recoberto por pelos.

Medusa

Medusa era uma górgona, isto é, um monstro que possuía serpentes no lugar dos cabelos, e era conhecida por transformar em pedra todos que olhavam para o seu rosto.