Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Glândulas

Aprenda o que são glândulas e descubra como diferenciar cada um de seus tipos.

Você sabia que o suor é produzido por glândulas? Você sabia que o suor é produzido por glândulas?

Quando estamos praticando exercícios ou estamos sofrendo com um dia bastante ensolarado, observamos o suor escorrendo pelo nosso rosto, não é mesmo? O suor é uma substância que, assim como várias outras no organismo, é produzida por glândulas.

As glândulas podem ser definidas como estruturas formadas por tecido epitelial capazes de produzir substâncias úteis para o nosso organismo. Essas substâncias são chamadas tradicionalmente de secreções e podem ser produzidas e lançadas dentro do nosso corpo ou então para fora dele, como é o caso do suor.

Todas as glândulas desempenham papel fundamental para a nossa sobrevivência, uma vez que as substâncias por elas produzidas realizam as mais variadas funções. O suor, por exemplo, regula nossa temperatura para que ela não atinja valores que possam colocar em risco a nossa saúde. As substâncias produzidas por glândulas atuam até mesmo no crescimento, reprodução e metabolismo, sendo, portanto, essenciais para a vida.

As glândulas podem ser unicelulares (formadas por apenas uma célula) ou então multicelulares (formadas por várias células). As glândulas unicelulares nada mais são do que células secretoras. Um exemplo bastante comum são as chamadas células caliciformes presentes no intestino.

As glândulas multicelulares são as mais encontradas em nosso corpo e podem ser classificadas em exócrinas, endócrinas e mistas. Observe a seguir a descrição de cada um desses tipos:

Glândulas exócrinas: São aquelas que produzem secreção e liberam-nas através de canais ou ductos para cavidades internas ou para fora do corpo. Como exemplo dessas glândulas, podemos citar as sudoríparas e as salivares. Essa última lança a sua secreção (saliva) dentro da cavidade bucal, enquanto a sudorípara lança o suor na superfície da pele.


O pâncreas é um exemplo de glândula mista. Observe!

Glândulas endócrinas: Sem a ajuda de canais, essas glândulas liberam sua secreção diretamente no sangue. As secreções das glândulas endócrinas são chamadas de hormônios. Como exemplo, podemos citar a tireoide, paratireoide, hipófise, suprarrenais, ovários e testículos.

Glândulas mistas: As glândulas são chamadas de mistas quando um órgão possui tanto uma porção exócrina quanto uma porção endócrina. Como exemplo, podemos citar o pâncreas, que produz suco pancreático (porção exócrina) e os hormônios insulina e glucagon (porção endócrina).


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Características do tecido epitelial

Ciências

Cravos e espinhas

Ciências

Glândulas salivares

Ciências

Glândulas sebáceas

Últimos artigos

Aspas

As aspas são sinais gráficos usados para destacar palavras ou expressões. São muito comuns para marcar a mudança da fala ou para indicar expressões que precisam de destaque.

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.