Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Glândulas

Aprenda o que são glândulas e descubra como diferenciar cada um de seus tipos.

Você sabia que o suor é produzido por glândulas? Você sabia que o suor é produzido por glândulas?

Quando estamos praticando exercícios ou estamos sofrendo com um dia bastante ensolarado, observamos o suor escorrendo pelo nosso rosto, não é mesmo? O suor é uma substância que, assim como várias outras no organismo, é produzida por glândulas.

As glândulas podem ser definidas como estruturas formadas por tecido epitelial capazes de produzir substâncias úteis para o nosso organismo. Essas substâncias são chamadas tradicionalmente de secreções e podem ser produzidas e lançadas dentro do nosso corpo ou então para fora dele, como é o caso do suor.

Todas as glândulas desempenham papel fundamental para a nossa sobrevivência, uma vez que as substâncias por elas produzidas realizam as mais variadas funções. O suor, por exemplo, regula nossa temperatura para que ela não atinja valores que possam colocar em risco a nossa saúde. As substâncias produzidas por glândulas atuam até mesmo no crescimento, reprodução e metabolismo, sendo, portanto, essenciais para a vida.

As glândulas podem ser unicelulares (formadas por apenas uma célula) ou então multicelulares (formadas por várias células). As glândulas unicelulares nada mais são do que células secretoras. Um exemplo bastante comum são as chamadas células caliciformes presentes no intestino.

As glândulas multicelulares são as mais encontradas em nosso corpo e podem ser classificadas em exócrinas, endócrinas e mistas. Observe a seguir a descrição de cada um desses tipos:

Glândulas exócrinas: São aquelas que produzem secreção e liberam-nas através de canais ou ductos para cavidades internas ou para fora do corpo. Como exemplo dessas glândulas, podemos citar as sudoríparas e as salivares. Essa última lança a sua secreção (saliva) dentro da cavidade bucal, enquanto a sudorípara lança o suor na superfície da pele.


O pâncreas é um exemplo de glândula mista. Observe!

Glândulas endócrinas: Sem a ajuda de canais, essas glândulas liberam sua secreção diretamente no sangue. As secreções das glândulas endócrinas são chamadas de hormônios. Como exemplo, podemos citar a tireoide, paratireoide, hipófise, suprarrenais, ovários e testículos.

Glândulas mistas: As glândulas são chamadas de mistas quando um órgão possui tanto uma porção exócrina quanto uma porção endócrina. Como exemplo, podemos citar o pâncreas, que produz suco pancreático (porção exócrina) e os hormônios insulina e glucagon (porção endócrina).


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Características do tecido epitelial

Ciências

Cravos e espinhas

Ciências

Glândulas salivares

Ciências

Glândulas sebáceas

Últimos artigos

Cavalo

Cavalo é uma espécie de herbívoro não ruminante muito utilizada pelo homem. Sua domesticação foi muito importante para a nossa história.

Tucanos

Tucanos são animais que possuem bicos multicoloridos e bastante chamativos. Eles fazem parte da ordem Piciformes e família Ramphastidae.

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.