Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Glândulas salivares

Você sabe tudo sobre glândulas salivares? Clique aqui e descubra um pouco mais a respeito dessas importantes glândulas exócrinas. Neste texto, falaremos sobre a saliva e suas principais funções. Abordaremos também as diferentes glândulas salivares que existem em nosso organismo.

As glândulas salivares são responsáveis por produzir saliva As glândulas salivares são responsáveis por produzir saliva

As glândulas salivares são anexas ao sistema digestório e exercem um importante papel na saúde bucal e no processo digestório. São elas que produzem e lançam saliva na cavidade bucal, por isso são classificadas como glândulas exócrinas.

Leia também: Glândulas

Saliva

A saliva é uma secreção rica em água (99% de seu peso), componentes orgânicos e minerais que apresenta uma série de funções importantes para a nossa saúde. Dentre as principais funções da saliva, podemos citar:

  • Início da digestão de carboidratos;

  • Lubrificação dos alimentos e formação do bolo alimentar;

  • Umidificação e lubrificação da mucosa oral;

  • Manutenção do pH da cavidade oral;

  • Efeito antibacteriano;

  • Proteção dos dentes.

Glândulas salivares

Na nossa boca, existe uma variedade de glândulas salivares, denominadas de menores e maiores. As menores estão dispersas por diversas partes da boca, como revestimento dos lábios, língua, interior da bochecha e palato, e são responsáveis por secretar cerca de 10% do volume total da saliva produzida. A saliva produzida por essas glândulas é rica em muco e proteínas antibacterianas.

As glândulas salivares maiores, por sua vez, produzem uma maior quantidade de saliva e são constituídas por três pares. Veja quais são elas:


As glândulas salivares maiores estão presentes aos pares

  • Parótidas: Essas são as maiores glândulas salivares e encontram-se localizadas em ambos os lados da face, na região à frente das orelhas. Elas produzem uma saliva aquosa, rica em uma enzima denominada amilase, que garante a quebra do amido. Estima-se que essas glândulas produzam aproximadamente 20% do volume total de saliva.

Leia também: Caxumba

  • Submandibulares ou submaxilares: Como o nome indica, essas glândulas estão localizadas na área interna da mandíbula. Elas secretam uma saliva mais viscosa e rica em mucina, glicoproteína que constitui os principais componentes do muco. Estima-se que essas glândulas produzem cerca de 65% a 70% do volume total de saliva.

  • Sublinguais: Essas glândulas, localizadas por baixo de cada lado da língua, também produzem saliva viscosa rica em mucina. Estima-se que essas glândulas são responsáveis pela produção de 7% a 8% do volume total de saliva.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Caxumba

Ciências

Dentes

Ciências

Glândulas

Ciências

Sistema digestório

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.