Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Caxumba

Saiba mais sobre a caxumba, uma doença que afeta principalmente as crianças.

A caxumba é mais comum durante a infância A caxumba é mais comum durante a infância

A caxumba é uma doença transmitida por um vírus que pertence à família Paramyxoviridae. É uma doença muito comum durante a infância, e se caracteriza por causar um papo na pessoa doente, porque o vírus causador dessa doença infecta as células de uma de nossas glândulas salivares que se localizam no pescoço. Os sintomas da caxumba são febre, dores de cabeça e dor ao engolir algum alimento.

 


Glândulas que se localizam próximo ao ouvido e que são atingidas pela caxumba

 

É uma doença contagiosa, a sua transmissão se dá através de gotinhas de saliva (tosse, espirro, objetos contaminados com saliva) que contém o vírus e que entram em nosso corpo através de nossas vias respiratórias.

Depois de diagnosticada a doença, o tratamento é iniciado, mas como não há medicamentos específicos para se tratar a caxumba, ele é feito apenas com remédios que cortam a febre e aliviam as dores de cabeça, além de ser recomendado muito repouso. Dessa forma, o próprio organismo se encarrega de combater a doença e exterminar o vírus.

 


O nosso organismo extermina o vírus da caxumba sem a ajuda de nenhum remédio

 

Mas há uma forma de se prevenir dessa doença, ou seja, uma forma de não deixar que esse vírus nos infecte! É através da vacina, que é produzida a partir de vírus que provocam a caxumba. Geralmente essa vacina é dada junto com as vacinas de outras doenças, como rubéola, por isso ela é mais conhecida como tríplice viral. A vacina tríplice viral é feita em duas doses, sendo que a primeira dose é aplicada quando a criança estiver com um aninho de idade, e a segunda dose entre quatro e seis anos de idade.

 


Para não deixar que a caxumba pegue você, vacine-se


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Bactérias

Ciências

Catapora

Ciências

Corpo humano

Ciências

Dengue

Últimos artigos

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.

Transporte passivo

Transporte passivo garante o transporte de substâncias através da membrana plasmática sem que ocorra o gasto de energia. A osmose é um tipo de transporte passivo.