Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Caxumba

Saiba mais sobre a caxumba, uma doença que afeta principalmente as crianças.

por Escola Kids
A caxumba é mais comum durante a infância A caxumba é mais comum durante a infância

A caxumba é uma doença transmitida por um vírus que pertence à família Paramyxoviridae. É uma doença muito comum durante a infância, e se caracteriza por causar um papo na pessoa doente, porque o vírus causador dessa doença infecta as células de uma de nossas glândulas salivares que se localizam no pescoço. Os sintomas da caxumba são febre, dores de cabeça e dor ao engolir algum alimento.

Glândulas que se localizam próximo ao ouvido e que são atingidas pela caxumba
Glândulas que se localizam próximo ao ouvido e que são atingidas pela caxumba

É uma doença contagiosa, a sua transmissão se dá através de gotinhas de saliva (tosse, espirro, objetos contaminados com saliva) que contém o vírus e que entram em nosso corpo através de nossas vias respiratórias.

Depois de diagnosticada a doença, o tratamento é iniciado, mas como não há medicamentos específicos para se tratar a caxumba, ele é feito apenas com remédios que cortam a febre e aliviam as dores de cabeça, além de ser recomendado muito repouso. Dessa forma, o próprio organismo se encarrega de combater a doença e exterminar o vírus.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O nosso organismo extermina o vírus da caxumba sem a ajuda de nenhum remédio
O nosso organismo extermina o vírus da caxumba sem a ajuda de nenhum remédio

Mas há uma forma de se prevenir dessa doença, ou seja, uma forma de não deixar que esse vírus nos infecte! É através da vacina, que é produzida a partir de vírus que provocam a caxumba. Geralmente essa vacina é dada junto com as vacinas de outras doenças, como rubéola, por isso ela é mais conhecida como tríplice viral. A vacina tríplice viral é feita em duas doses, sendo que a primeira dose é aplicada quando a criança estiver com um aninho de idade, e a segunda dose entre quatro e seis anos de idade.

Para não deixar que a caxumba pegue você, vacine-se
Para não deixar que a caxumba pegue você, vacine-se


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Você pode se interessar também

Ciências

Dengue

Ciências

Sistema genital

Ciências

Bactérias

Ciências

Gripe

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Pré-sal no Brasil

O pré-sal é uma reserva de petróleo e gás natural encontrada sob uma espessa camada de sal.

Conferências ambientais

Conferências ambientais são encontros que reúnem representantes de vários países com o objetivo de debater sobre impactos ao meio ambiente e alternativas para preservá-lo.

Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai foi um conflito que aconteceu entre 1864 e 1870 no qual o Paraguai lutou contra a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai.

Sementes

Que tal aprender mais a respeito das sementes? Clique aqui e aprenda o que são sementes, conheça suas partes, como essa estrutura é formada e os grupos vegetais que a possuem. Além disso, saiba sobre sua importância para o vegetal e conheça algumas sementes que servem de alimento para humanos.