Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Catapora

Saiba mais sobre a catapora, uma doença muito comum na infância.

A catapora, que também pode ser chamada de varicela, é uma doença causada por vírus A catapora, que também pode ser chamada de varicela, é uma doença causada por vírus

A catapora, também chamada de varicela, é uma doença causada por um vírus que se chama Varicela-zóster. É uma doença altamente contagiosa, que tem como primeiros sintomas febre de até 400C graus, mal-estar, dores de cabeça, cansaço e falta de apetite.

Quando a pessoa adquire o vírus que causa a catapora, começam a aparecer manchinhas vermelhas na cabeça, no tronco e no rosto, podendo aparecer também dentro da boca, do nariz, das orelhas e em outras partes do corpo. Com o tempo, essas manchinhas vão se transformando em bolhinhas cheias de água, que cicatrizam, secam e formam casquinhas.


Quando a criança pega catapora, aparecem manchinhas vermelhas em seu corpo que se transformam em bolhas cheias de água

 

A transmissão dessa doença ocorre através do contato com uma pessoa doente por meio da tosse, espirro, catarro, ou também através do contato com o líquido que há dentro das bolinhas, antes de elas criarem as casquinhas.

A catapora é uma doença muito comum na infância, mas ela também pode se manifestar em adultos, só que de uma forma mais grave. Se você pegar catapora uma vez, nunca mais irá pegá-la novamente, pois seu corpo estará imunizado.

O tempo que leva entre o contágio e o aparecimento dos sintomas varia entre quinze e vinte dias, sendo que a recuperação completa leva cerca de dez dias depois do aparecimento dos sintomas.

As feridinhas causadas pela catapora causam muita coceira
As feridinhas causadas pela catapora causam muita coceira

 

Não há no mercado um remédio específico para curar a catapora. O que os médicos recomendam é que enquanto a criança estiver em recuperação, o melhor a se fazer é manter repouso, tomar muita água, comer alimentos leves e evitar coçar as feridas que se formaram.

É muito importante não coçar as feridas, pois quando coçadas, as feridas infeccionam e deixam cicatrizes na pele que não somem nunca mais.


É muito importante não coçar as feridas, para que não deixem cicatrizes

 

Para que uma criança não pegue catapora, é importante que seus pais a vacinem antes de ela completar um ano de idade.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Caxumba

Ciências

Corpo humano

Ciências

Dengue

Ciências

Higiene Pessoal

Últimos artigos

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.

Transporte passivo

Transporte passivo garante o transporte de substâncias através da membrana plasmática sem que ocorra o gasto de energia. A osmose é um tipo de transporte passivo.