Saiba mais sobre a catapora, uma doença muito comum na infância.
A catapora, também chamada de varicela, é uma doença causada por um vírus que se chama Varicela-zóster. É uma doença altamente contagiosa, que tem como primeiros sintomas febre de até 400C graus, mal-estar, dores de cabeça, cansaço e falta de apetite.
Quando a pessoa adquire o vírus que causa a catapora, começam a aparecer manchinhas vermelhas na cabeça, no tronco e no rosto, podendo aparecer também dentro da boca, do nariz, das orelhas e em outras partes do corpo. Com o tempo, essas manchinhas vão se transformando em bolhinhas cheias de água, que cicatrizam, secam e formam casquinhas.
A transmissão dessa doença ocorre através do contato com uma pessoa doente por meio da tosse, espirro, catarro, ou também através do contato com o líquido que há dentro das bolinhas, antes de elas criarem as casquinhas.
A catapora é uma doença muito comum na infância, mas ela também pode se manifestar em adultos, só que de uma forma mais grave. Se você pegar catapora uma vez, nunca mais irá pegá-la novamente, pois seu corpo estará imunizado.
O tempo que leva entre o contágio e o aparecimento dos sintomas varia entre quinze e vinte dias, sendo que a recuperação completa leva cerca de dez dias depois do aparecimento dos sintomas.
Não há no mercado um remédio específico para curar a catapora. O que os médicos recomendam é que enquanto a criança estiver em recuperação, o melhor a se fazer é manter repouso, tomar muita água, comer alimentos leves e evitar coçar as feridas que se formaram.
É muito importante não coçar as feridas, pois quando coçadas, as feridas infeccionam e deixam cicatrizes na pele que não somem nunca mais.
Para que uma criança não pegue catapora, é importante que seus pais a vacinem antes de ela completar um ano de idade.
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia