Qual matéria está procurando ?

Ciências

Vírus

Conheça mais sobre os vírus, seres que não são considerados vivos!

Muitos especialistas não consideram os vírus como seres vivos Muitos especialistas não consideram os vírus como seres vivos

Muitos cientistas não consideram os vírus como seres vivos, pois eles não são capazes de se reproduzir sozinhos e dependem de uma célula sadia para que ocorra a sua multiplicação. Eles são considerados parasitas e infectam células de bactérias, fungos, protozoários, plantas e animais.

Ao longo de nossa vida, o nosso organismo tem contato com diversos tipos diferentes de vírus que entram em nosso corpo, apoderam-se de nossas células para a sua multiplicação, e depois as descartam. Quando adquirimos o vírus da gripe ocorre a multiplicação desses vírus em várias de nossas células sadias. Por causa desse vírus é que sentimos febre, dores no corpo, cansaço, dores de cabeça, etc.

A gripe e o resfriado comum são doenças causadas por vírus
A gripe e o resfriado comum são doenças causadas por vírus

Algumas pessoas podem conviver durante anos e anos com algum vírus em seu organismo, sem saberem que ele está lá. Quando isso acontece dizemos que o vírus está em estado de latência.

Os vírus causam muitas doenças para os seres humanos, como gripe, resfriado, rubéola, catapora, sarampo, varíola, poliomielite, raiva, dengue, febre amarela, caxumba, hepatites, entre várias outras doenças.

Os vírus são causadores de várias doenças que acometem os seres humanos, plantas e animais

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os vírus são causadores de várias doenças que acometem os seres humanos, plantas e animais

Além das doenças causadas nos seres humanos, os vírus também causam doenças em plantas e animais, acarretando muitos prejuízos na agricultura (para os próprios animais e para os criadores). Lembram-se da gripe do frango e da gripe suína? As duas foram causadas por vírus. A febre aftosa também é uma doença causada por vírus e que acomete o gado, causando feridas na língua e na boca, podendo levar o animal à morte.

A vacinação é a melhor forma de prevenir doenças causadas por vírus
A vacinação é a melhor forma de prevenir doenças causadas por vírus

Muitas doenças causadas por vírus podem ser prevenidas com o uso de vacinas.

As vacinas são produzidas tendo como base vírus mortos ou atenuados. Quando esses vírus entram em nosso organismo por meio da vacina, o nosso sistema imunológico reconhece-os e começa a produzir anticorpos (células de defesa) para combater esses vírus.

Essas células de defesa ficam gravadas em nosso sistema imunológico, ao que chamamos de memória imunológica. Assim, todas as vezes que o nosso organismo entra em contato com algum vírus que as nossas células já conhecem, eles são imediatamente combatidos. Por isso é tão importante tomarmos a vacina.

Você pode se interessar também

Ciências

Rotavírus

Ciências

Corpo Humano

Ciências

Caxumba

Ciências

Algumas doenças causadas por bactérias

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Pré-sal no Brasil

O pré-sal é uma reserva de petróleo e gás natural encontrada sob uma espessa camada de sal.

Conferências ambientais

Conferências ambientais são encontros que reúnem representantes de vários países com o objetivo de debater sobre impactos ao meio ambiente e alternativas para preservá-lo.

Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai foi um conflito que aconteceu entre 1864 e 1870 no qual o Paraguai lutou contra a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai.

Sementes

Que tal aprender mais a respeito das sementes? Clique aqui e aprenda o que são sementes, conheça suas partes, como essa estrutura é formada e os grupos vegetais que a possuem. Além disso, saiba sobre sua importância para o vegetal e conheça algumas sementes que servem de alimento para humanos.