Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Gripe

Saiba quais são as causas, sintomas e prevenção da gripe e qual a diferença entre gripe e resfriado.

 

A gripe é uma doença que ocorre em nosso sistema respiratório, provocada por um vírus que se chama influenza. Se não tratada corretamente, pode evoluir para uma doença respiratória chamada de pneumonia.

Resfriado e gripe não são a mesma coisa. O resfriado é causado por três tipos de vírus diferentes: rinovírus, adenovírus e parainfluenza. É transmitido da mesma forma que a gripe, mas é bem mais brando e causa menos complicações.


A gripe é transmitida de pessoa para pessoa através de gotas de saliva

 

 

A gripe é transmitida de uma pessoa para outra através de gotas de saliva expelidas ao falar, espirrar ou tossir. Também pode ser transmitida por meio de talheres, copos ou mãos contaminadas.

Quando estamos gripados, sentimos dores pelo corpo, febre alta (acima de 380C), dor de garganta, tosse seca, cansaço, corrimento nasal, nariz entupido, perda do apetite, calafrios, dores de cabeça e algumas vezes não conseguimos nem nos levantar da cama. Geralmente os piores sintomas da gripe duram de 3 a 5 dias, mas outros sintomas como tosse e cansaço podem levar mais dias para desaparecer. Esses sintomas são uma resposta do nosso corpo tentando destruir os vírus que estão nos incomodando.

Quando estamos gripados, precisamos descansar bastante
Quando estamos gripados, precisamos descansar bastante

 

 

Não há remédios específicos para curar a gripe, mas há outros medicamentos que aliviam os seus sintomas. Descansar muito e beber muito líquido são excelentes medidas para que se tenha uma melhora nos sintomas. Alguns remédios (como analgésicos para as dores, antipiréticos para a febre, e antitussígenos para a tosse) também ajudam a aliviar os incômodos da gripe.

A prevenção é a melhor forma de não pegar a gripe. Veja algumas formas de se prevenir desse vírus:

Tomar a vacina contra a gripe. Tomando a vacina contra a gripe, você estará protegido contra o vírus influenza. Porém, você não estará livre de pegar um resfriado;

Lavar bem as mãos. Lavando as mãos você estará se livrando não só da gripe, mas de várias outras infecções;

Manter uma alimentação saudável e fazer atividades físicas são medidas que fortalecem o nosso sistema imunológico (responsável por combater todos os corpos estranhos que causam doenças e infecções);

Evitar lugares onde haja multidões nas épocas em que mais ocorrem as gripes, que geralmente é no inverno.


A vacina é uma forma de se prevenir da gripe


Paula Louredo
Graduada em Biologia

O vírus que causa a gripe se chama influenza O vírus que causa a gripe se chama influenza
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Higiene Pessoal

Ciências

Reprodução dos vírus

Ciências

Gripe H1N1

Ciências

Viroses

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.