Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Raiva

Saiba mais sobre a raiva, uma doença que leva à morte.

A raiva pode acometer qualquer animal de sangue quente que tenha contato com o vírus A raiva pode acometer qualquer animal de sangue quente que tenha contato com o vírus

A raiva é uma doença provocada por um vírus que atinge animais domésticos ou selvagens de sangue quente, como morcegos, ratos, cães, gatos, macacos etc., inclusive os seres humanos. É uma doença considerada fatal, ou seja, ocasiona a morte em dias.

O vírus da raiva, uma vez dentro do organismo do animal, multiplica-se nas células musculares, migrando depois para os nervos e alcançando o sistema nervoso. Ao atingir o sistema nervoso central, o animal começa a sentir espasmos (contrações involuntárias dos músculos) dos músculos da boca e da faringe, convulsões, alucinações, náuseas, vômitos, ansiedade, raiva, vontade incontrolável de bater ou morder. Por haver contrações musculares nos músculos que fazem a deglutição dos alimentos, o ato de tomar água ou comer se torna muito doloroso.

 


A raiva é transmitida através da mordida, lambida e arranhadura do animal contaminado

 

A transmissão da raiva ocorre pela mordida, arranhadura e até lambida de animais contaminados com o vírus.

A melhor forma de manter a raiva bem longe de nossas casas é nos prevenindo com a vacinação de nossos animais domésticos.

 


A melhor forma de se prevenir a raiva é vacinando os animais domésticos

 

As pessoas que forem mordidas ou arranhadas por qualquer animal selvagem ou doméstico não vacinado, mesmo que não saibam se os animais estavam contaminados com o vírus da raiva, devem lavar muito bem o local da ferida com água e sabão e procurar imediatamente um posto de saúde para receber soro, vacina antirrábica, além de outros medicamentos.

 


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Catapora

Ciências

Caxumba

Ciências

Dengue

Ciências

Gripe

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.