Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Raiva

Saiba mais sobre a raiva, uma doença que leva à morte.

A raiva é uma doença provocada por um vírus que atinge animais domésticos ou selvagens de sangue quente, como morcegos, ratos, cães, gatos, macacos etc., inclusive os seres humanos. É uma doença considerada fatal, ou seja, ocasiona a morte em dias.

O vírus da raiva, uma vez dentro do organismo do animal, multiplica-se nas células musculares, migrando depois para os nervos e alcançando o sistema nervoso. Ao atingir o sistema nervoso central, o animal começa a sentir espasmos (contrações involuntárias dos músculos) dos músculos da boca e da faringe, convulsões, alucinações, náuseas, vômitos, ansiedade, raiva, vontade incontrolável de bater ou morder. Por haver contrações musculares nos músculos que fazem a deglutição dos alimentos, o ato de tomar água ou comer se torna muito doloroso.

 


A raiva é transmitida através da mordida, lambida e arranhadura do animal contaminado

 

A transmissão da raiva ocorre pela mordida, arranhadura e até lambida de animais contaminados com o vírus.

A melhor forma de manter a raiva bem longe de nossas casas é nos prevenindo com a vacinação de nossos animais domésticos.

 


A melhor forma de se prevenir a raiva é vacinando os animais domésticos

 

As pessoas que forem mordidas ou arranhadas por qualquer animal selvagem ou doméstico não vacinado, mesmo que não saibam se os animais estavam contaminados com o vírus da raiva, devem lavar muito bem o local da ferida com água e sabão e procurar imediatamente um posto de saúde para receber soro, vacina antirrábica, além de outros medicamentos.

 


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

A raiva pode acometer qualquer animal de sangue quente que tenha contato com o vírus A raiva pode acometer qualquer animal de sangue quente que tenha contato com o vírus
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Gripe

Ciências

Caxumba

Ciências

Dengue

Ciências

Poliomielite

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.