Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Febre

Entenda o que é febre e quais os principais desencadeadores desse aumento de temperatura corporal e aprenda a identificar sua ocorrência.

A febre causa indisposição e falta de apetite A febre causa indisposição e falta de apetite

Com toda a certeza, você já teve febre, não é mesmo? Mas será que a ela é uma doença grave? A seguir, vamos falar a respeito desse problema que já afetou todas as pessoas pelo menos uma vez durante a vida.

→ A febre é doença?

A primeira coisa que devemos esclarecer é a afirmação de que a febre é uma doença. Ela não é uma doença propriamente dita e, sim, um sinal de que algo está acontecendo em nosso corpo. A febre pode ser desencadeada por agentes biológicos, tais como bactérias e vírus, e também por outros motivos, como lesões cerebrais, tumores, uso de determinadas substâncias tóxicas e hemorragias.

Vale salientar que a febre tem uma importante função biológica, que vai além de avisar-nos de que algo está mal. Ao aumentar a temperatura do corpo, ocorre, por exemplo, a redução da produção de toxinas e a reprodução de agentes patogênicos, como bactérias e vírus. Além disso, algumas células de defesa tornam-se mais ativas com a elevação da temperatura, o que garante uma defesa mais eficiente contra doenças ou outros agentes causadores dessa reação no organismo.

Apesar dessa função biológica, a febre pode causar danos ao organismo se a temperatura estiver muito elevada. Entre as principais complicações, podemos citar os desconfortos, a desidratação e as convulsões, que acontecem principalmente em crianças e lactentes com essa predisposição.

→ Quando podemos dizer que estamos com febre?

A temperatura média do nosso corpo fica entre 36 ºC e 37,4 ºC. Em geral, a temperatura é medida em três locais diferentes: na cavidade oral, na axila e por via retal. Em cada um desses locais, a temperatura pode variar, assim, por exemplo, na axila, a temperatura normal pela manhã é de 36,5 ºC e, durante a tarde, é 37,2 ºC. A temperatura oral, por sua vez, é aproximadamente 0,5 °C maior que a da axila, enquanto a temperatura retal é de 0,8 °C a 1 °C maior que axilar.

Quando nossa temperatura apresenta-se acima dos valores médios esperados, podemos dizer que estamos com febre. Geralmente, a febre é considerada baixa entre 37,5 ºC e 38,5 ºC, moderada, de 38,5 ºC a 39,5 ºC, ou alta, acima de 39,5 ºC, quando medida na axila.

Vale salientar que os limites exatos de temperatura corporal podem apresentar variação em cada indivíduo. Além do local onde a temperatura é medida, o horário do dia, a temperatura do ambiente e a prática de atividades físicas podem mudar a temperatura de uma pessoa. As mulheres ainda podem apresentar variação durante o ciclo, e é comum o aumento da temperatura no momento da ovulação.

→ A febre apresenta sintomas?

Antes de medir a temperatura, algumas manifestações em nosso corpo podem ajudar a diagnosticar a ocorrência de febre. Normalmente, uma pessoa com febre apresenta:

  • Falta de apetite;

  • Apatia;

  • Abatimento (prostração).

→ O que fazer em caso de febre?

Em caso de febre, é recomendado utilizar medicamentos chamados de antipiréticos, exceto em casos de febre causada por insolação. Entretanto, é importante ter cuidado com o medicamento utilizado e sempre se deve usar apenas aquele recomendado pelo médico.

Além disso, podemos adotar medidas físicas que não causam nenhum dado à saúde, como retirar a roupa em excesso, tomar banho em água morna e hidratar-se. É importante destacar ainda que febres persistentes, febres leves acompanhadas de outros sintomas e febres muito altas requerem cuidado especial e, por isso, um médico deve ser consultado para realizar o diagnóstico e tratamento adequados.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Coronavírus

Ciências

Diferenças entre COVID-19, gripe e resfriado

Ciências

Doenças causadas por bactérias

Ciências

Febre Amarela

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.