Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Febre

Entenda o que é febre e quais os principais desencadeadores desse aumento de temperatura corporal e aprenda a identificar sua ocorrência.

Com toda a certeza, você já teve febre, não é mesmo? Mas será que a ela é uma doença grave? A seguir, vamos falar a respeito desse problema que já afetou todas as pessoas pelo menos uma vez durante a vida.

→ A febre é doença?

A primeira coisa que devemos esclarecer é a afirmação de que a febre é uma doença. Ela não é uma doença propriamente dita e, sim, um sinal de que algo está acontecendo em nosso corpo. A febre pode ser desencadeada por agentes biológicos, tais como bactérias e vírus, e também por outros motivos, como lesões cerebrais, tumores, uso de determinadas substâncias tóxicas e hemorragias.

Vale salientar que a febre tem uma importante função biológica, que vai além de avisar-nos de que algo está mal. Ao aumentar a temperatura do corpo, ocorre, por exemplo, a redução da produção de toxinas e a reprodução de agentes patogênicos, como bactérias e vírus. Além disso, algumas células de defesa tornam-se mais ativas com a elevação da temperatura, o que garante uma defesa mais eficiente contra doenças ou outros agentes causadores dessa reação no organismo.

Apesar dessa função biológica, a febre pode causar danos ao organismo se a temperatura estiver muito elevada. Entre as principais complicações, podemos citar os desconfortos, a desidratação e as convulsões, que acontecem principalmente em crianças e lactentes com essa predisposição.

→ Quando podemos dizer que estamos com febre?

A temperatura média do nosso corpo fica entre 36 ºC e 37,4 ºC. Em geral, a temperatura é medida em três locais diferentes: na cavidade oral, na axila e por via retal. Em cada um desses locais, a temperatura pode variar, assim, por exemplo, na axila, a temperatura normal pela manhã é de 36,5 ºC e, durante a tarde, é 37,2 ºC. A temperatura oral, por sua vez, é aproximadamente 0,5 °C maior que a da axila, enquanto a temperatura retal é de 0,8 °C a 1 °C maior que axilar.

Quando nossa temperatura apresenta-se acima dos valores médios esperados, podemos dizer que estamos com febre. Geralmente, a febre é considerada baixa entre 37,5 ºC e 38,5 ºC, moderada, de 38,5 ºC a 39,5 ºC, ou alta, acima de 39,5 ºC, quando medida na axila.

Vale salientar que os limites exatos de temperatura corporal podem apresentar variação em cada indivíduo. Além do local onde a temperatura é medida, o horário do dia, a temperatura do ambiente e a prática de atividades físicas podem mudar a temperatura de uma pessoa. As mulheres ainda podem apresentar variação durante o ciclo, e é comum o aumento da temperatura no momento da ovulação.

→ A febre apresenta sintomas?

Antes de medir a temperatura, algumas manifestações em nosso corpo podem ajudar a diagnosticar a ocorrência de febre. Normalmente, uma pessoa com febre apresenta:

  • Falta de apetite;

  • Apatia;

  • Abatimento (prostração).

→ O que fazer em caso de febre?

Em caso de febre, é recomendado utilizar medicamentos chamados de antipiréticos, exceto em casos de febre causada por insolação. Entretanto, é importante ter cuidado com o medicamento utilizado e sempre se deve usar apenas aquele recomendado pelo médico.

Além disso, podemos adotar medidas físicas que não causam nenhum dado à saúde, como retirar a roupa em excesso, tomar banho em água morna e hidratar-se. É importante destacar ainda que febres persistentes, febres leves acompanhadas de outros sintomas e febres muito altas requerem cuidado especial e, por isso, um médico deve ser consultado para realizar o diagnóstico e tratamento adequados.

A febre causa indisposição e falta de apetite A febre causa indisposição e falta de apetite
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Febres hemorrágicas

Ciências

Coronavírus

Ciências

Doenças causadas por bactérias

Ciências

Febre Amarela

Últimos artigos

Medidas de volume

Utilizamos o volume para calcular o espaço ocupado por uma determinada matéria. Assim, é necessário desenvolver unidades de medidas de volume, como o metro cúbico.

Sólidos geométricos | Ensino Fundamental I

Sólidos geométricos são figuras com três dimensões e podem ser encontrados facilmente no nosso dia a dia. Cada sólido apresenta características únicas.

Sílabas | Ensino Fundamental I

Sílaba é o som que pronunciamos ao falarmos uma palavra. É formada por vogal ou por consoante mais vogal.

Lei do Ventre Livre

A Lei de Ventre Livre foi uma lei aprovada em 1871 que tinha como proposta iniciar a transição lenta e gradual do Brasil para a abolição do trabalho escravo.