Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Diferenças entre COVID-19, gripe e resfriado

COVID-19, gripe e resfriado são três doenças virais, causadas por agentes diferentes, que afetam o sistema respiratório. Dentre os sintomas que podem ocorrer nessas enfermidades, podemos destacar a febre e a tosse. O resfriado destaca-se por apresenta-se de maneira mais branda que as outras duas doenças. A COVID-19 e gripe podem levar a complicações e até mesmo à morte.

Leia também: Diferenças entre gripe e resfriado

O que é COVID-19, gripe e resfriado?

COVID-19, gripe e resfriado são três doenças causadas por vírus que afetam o sistema respiratório. Essas três doenças apresentam agentes causadores distintos e também possuem alguns sintomas que permitem sua diferenciação. Veja, a seguir, um pouco mais a respeito de cada uma delas:

  • COVID-19: é uma doença nova que teve seu primeiro caso registrado na China, no final do ano de 2019. Essa doença tornou-se uma pandemia em 2020, sendo observada em vários locais do mundo e provocando milhares de mortes. A COVID-19 é causada por um vírus da família dos coronavírus, o SARS-CoV-2. Esse vírus é desencadeia sintomas, como febre, tosse e dificuldade respiratória, embora muitas pessoas apresentem a doença de forma assintomática. Ela é mais grave em pessoas idosas e em pessoas com problemas de saúde, como problemas cardíacos, pressão alta e diabetes.
A gripe, o resfriado e a COVID-19 são doenças que afetam o sistema respiratório.
  • Gripe: é uma doença causada pelo vírus Influenza. No nosso país circulam três tipos desse vírus: A, B e C. O vírus Influenza tipo A é o responsável pelas grandes pandemias, como é o caso da pandemia, em 2009, causada pelo subtipo A (H1N1). A gripe desencadeia sintomas, como febre, dores no corpo e tosse seca. Ela pode levar a complicações graves e, até mesmo, à morte, principalmente nos chamados grupos de risco, como: idosos, crianças com idade inferior a cinco anos, pessoas com doenças crônicas, e gestantes.
  • Resfriado: é uma doença causada por vírus, em especial os rinovírus e coronavírus. Vale salientar, no entanto, que coronavírus são uma família de vírus, e estes, responsáveis por causar o resfriado, são diferentes do causador da COVID-19. O resfriado apresenta sintomas semelhantes aos da gripe, porém mais brandos. Entre seus sintomas típicos, temos a tosse, a coriza e congestão nasal. Febre não é comum nesses casos, e, quando o paciente apresenta-a, ela é normalmente baixa.

Diferenças entre COVID-19, gripe e resfriado

A COVID-19, a gripe e o resfriado são  três doenças virais que, apesar de afetarem o sistema respiratório, apresentam diferenças entre si. Além de serem desencadeadas por agentes diferentes, como vimos no tópico anterior, elas apresentam alguns sintomas que nos ajudam nessa diferenciação. Entretanto, é importante salientar que somente um profissional pode confirmar o diagnóstico de uma doença.

Veja também: Doenças causadas por bactérias

Febre é um sintoma comum no caso de COVID-19 e gripe, porém raramente ocorre em resfriado. Espirros, por sua vez, são comuns em resfriados, mas raramente ocorrem em casos de COVID-19 e gripe. A falta de ar é um sintoma que ocorre, às vezes, na COVID-19, porém raramente é observada em resfriado e gripe. O Ministério da Saúde montou uma tabela que nos ajuda a diferenciar melhor cada uma dessas doenças. Veja:

A tabela mostra a frequência com que alguns sintomas ocorrem na COVID-19, na gripe e no resfriado.

Formas de prevenir e controlar a propagação de COVID-19, gripe e resfriado

As vacinas são importantes formas de proteção contra doenças. Entre as doenças estudas, a gripe é a única que possui vacina no momento.

A COVID-19, a gripe e o resfriado, normalmente, são transmitidos de uma pessoa para outra por meio das secreções eliminadas pelo doente e por superfícies contaminadas. Devido à similaridade na forma de transmissão de COVID-19, gripe e resfriado, sua forma de prevenção e controle são parecidas. Sendo assim, separamos algumas dicas para você prevenir-se dessas doenças e evitar que elas se espalhem.

  • Lavar sempre as mãos com água e sabão, ou higienizar a mão com álcool gel 70%.
  • Evitar tocar no rosto sem estar com as mãos higienizadas.
  • Fazer a limpeza constante das superfícies frequentemente tocadas, como maçanetas de portas, teclados de computadores e celulares.
  • Evitar contato com pessoas doentes.
  • Evitar aglomerações em situações de surtos.
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz utilizando um lenço, o qual deve ser imediatamente descartado. Caso não possua o lenço, utilize a parte interna do cotovelo para tampar a região da boca e do nariz.
  • Quando estiver doente, fique em casa, evitando contato com outras pessoas.
  • No caso da gripe, a vacina é uma importante forma de prevenção.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Gripe

Ciências

Gripe H1N1

Ciências

Coronavírus

Ciências

Vírus

Últimos artigos

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.

Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte foi um dos grandes nomes da história francesa, sendo um general que expandiu os ideais da Revolução Francesa pelo continente europeu.