Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Diferenças entre COVID-19, gripe e resfriado

COVID-19, gripe e resfriado são três doenças virais, causadas por agentes diferentes, que afetam o sistema respiratório. Dentre os sintomas que podem ocorrer nessas enfermidades, podemos destacar a febre e a tosse. O resfriado destaca-se por apresenta-se de maneira mais branda que as outras duas doenças. A COVID-19 e gripe podem levar a complicações e até mesmo à morte.

Leia também: Diferenças entre gripe e resfriado

O que é COVID-19, gripe e resfriado?

COVID-19, gripe e resfriado são três doenças causadas por vírus que afetam o sistema respiratório. Essas três doenças apresentam agentes causadores distintos e também possuem alguns sintomas que permitem sua diferenciação. Veja, a seguir, um pouco mais a respeito de cada uma delas:

  • COVID-19: é uma doença nova que teve seu primeiro caso registrado na China, no final do ano de 2019. Essa doença tornou-se uma pandemia em 2020, sendo observada em vários locais do mundo e provocando milhares de mortes. A COVID-19 é causada por um vírus da família dos coronavírus, o SARS-CoV-2. Esse vírus é desencadeia sintomas, como febre, tosse e dificuldade respiratória, embora muitas pessoas apresentem a doença de forma assintomática. Ela é mais grave em pessoas idosas e em pessoas com problemas de saúde, como problemas cardíacos, pressão alta e diabetes.
A gripe, o resfriado e a COVID-19 são doenças que afetam o sistema respiratório.
  • Gripe: é uma doença causada pelo vírus Influenza. No nosso país circulam três tipos desse vírus: A, B e C. O vírus Influenza tipo A é o responsável pelas grandes pandemias, como é o caso da pandemia, em 2009, causada pelo subtipo A (H1N1). A gripe desencadeia sintomas, como febre, dores no corpo e tosse seca. Ela pode levar a complicações graves e, até mesmo, à morte, principalmente nos chamados grupos de risco, como: idosos, crianças com idade inferior a cinco anos, pessoas com doenças crônicas, e gestantes.
  • Resfriado: é uma doença causada por vírus, em especial os rinovírus e coronavírus. Vale salientar, no entanto, que coronavírus são uma família de vírus, e estes, responsáveis por causar o resfriado, são diferentes do causador da COVID-19. O resfriado apresenta sintomas semelhantes aos da gripe, porém mais brandos. Entre seus sintomas típicos, temos a tosse, a coriza e congestão nasal. Febre não é comum nesses casos, e, quando o paciente apresenta-a, ela é normalmente baixa.

Diferenças entre COVID-19, gripe e resfriado

A COVID-19, a gripe e o resfriado são  três doenças virais que, apesar de afetarem o sistema respiratório, apresentam diferenças entre si. Além de serem desencadeadas por agentes diferentes, como vimos no tópico anterior, elas apresentam alguns sintomas que nos ajudam nessa diferenciação. Entretanto, é importante salientar que somente um profissional pode confirmar o diagnóstico de uma doença.

Veja também: Doenças causadas por bactérias

Febre é um sintoma comum no caso de COVID-19 e gripe, porém raramente ocorre em resfriado. Espirros, por sua vez, são comuns em resfriados, mas raramente ocorrem em casos de COVID-19 e gripe. A falta de ar é um sintoma que ocorre, às vezes, na COVID-19, porém raramente é observada em resfriado e gripe. O Ministério da Saúde montou uma tabela que nos ajuda a diferenciar melhor cada uma dessas doenças. Veja:

A tabela mostra a frequência com que alguns sintomas ocorrem na COVID-19, na gripe e no resfriado.

Formas de prevenir e controlar a propagação de COVID-19, gripe e resfriado

As vacinas são importantes formas de proteção contra doenças. Entre as doenças estudas, a gripe é a única que possui vacina no momento.

A COVID-19, a gripe e o resfriado, normalmente, são transmitidos de uma pessoa para outra por meio das secreções eliminadas pelo doente e por superfícies contaminadas. Devido à similaridade na forma de transmissão de COVID-19, gripe e resfriado, sua forma de prevenção e controle são parecidas. Sendo assim, separamos algumas dicas para você prevenir-se dessas doenças e evitar que elas se espalhem.

  • Lavar sempre as mãos com água e sabão, ou higienizar a mão com álcool gel 70%.
  • Evitar tocar no rosto sem estar com as mãos higienizadas.
  • Fazer a limpeza constante das superfícies frequentemente tocadas, como maçanetas de portas, teclados de computadores e celulares.
  • Evitar contato com pessoas doentes.
  • Evitar aglomerações em situações de surtos.
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz utilizando um lenço, o qual deve ser imediatamente descartado. Caso não possua o lenço, utilize a parte interna do cotovelo para tampar a região da boca e do nariz.
  • Quando estiver doente, fique em casa, evitando contato com outras pessoas.
  • No caso da gripe, a vacina é uma importante forma de prevenção.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Diferenças entre gripe e resfriado

Ciências

Sistema respiratório

Ciências

Febre

Ciências

Coronavírus

Últimos artigos

Sistema respiratório | Ensino Fundamental I

O sistema respiratório é responsável pela oxigenação das células. Para que isso aconteça, é necessário que o ar passe por diversos órgãos.

Sistema Urinário | Ensino Fundamental I

O sistema urinário é o responsável por eliminar as excretas do organismo, isto é, tudo aquilo de que nosso corpo não precisa mais.

8 de setembro — Dia Internacional da Alfabetização

O Dia Internacional da Alfabetização é uma data que busca conscientizar sobre os vários problemas que envolvem a alfabetização no Brasil e no mundo.

Idade Antiga

Idade Antiga é um dos períodos da história humana, de acordo com a periodização que predomina atualmente na disciplina. Trata sobre as civilizações antigas.