Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Sistema respiratório

Pelo sistema respiratório, podemos inspirar o ar contido na atmosfera, captando o oxigênio. Assim, sem o sistema respiratório, provavelmente não conseguiríamos

por Mariana Araguaia
O pulmão é uma importante estrutura do sistema respiratório. O pulmão é uma importante estrutura do sistema respiratório.

O ar é composto por gases, gotículas de água, poeira e, em alguns casos, micro-organismos. Dentre seus componentes, os que estão em maior quantidade são o gás nitrogênio e o oxigênio.

Uma das funções mais importantes do ar é a de permitir que muitos seres vivos respirem - inclusive a nossa espécie. Nesse processo, há a inspiração, que é quando o ar entra em nosso corpo; e a expiração, que é quando ele sai. Isso pode ocorrer tanto pelo nariz quanto pela boca.

O sistema respiratório é composto pelas cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e por um par de pulmões. A boca também costuma participar desse processo.


Componentes do sistema respiratório.
Componentes do sistema respiratório.

Na inspiração, o ar entra pelas narinas e, depois, para as cavidades nasais. Lá, ele é aquecido, umidificado e filtrado, deixando para trás partículas e micro-organismos que depois, com o muco, formarão a famosa meleca de nariz (por esse motivo é que jamais devemos colocar na boca ou comer esse material fabricado ali).

Depois, o ar passa pela faringe e continua seu caminho pela laringe. De lá, passa para a traqueia, que se divide em dois tubos, bem curtos, chamados brônquios. São eles que levarão o ar até os pulmões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os pulmões se localizam um de cada lado, e ficam acondicionados e protegidos pelas costelas. Eles são divididos em partes menores, chamadas lóbulos. O da direita, maior, possui três lóbulos e o esquerdo, dois. É nos pulmões que o oxigênio é separado, e depois levado, pelo sangue, para as nossas células.

Nas células ocorrem reações de certas substâncias com o oxigênio, que permitirão que nosso organismo funcione bem. Assim, sem o ar com gás oxigênio, não sobreviveríamos.

A expiração ocorre quando o ar vai para fora de nosso corpo, levando com ele os componentes que nosso organismo não utilizou. O gás carbônico é um deles.


Graças ao sistema respiratório, podemos captar o oxigênio do ar.
Graças ao sistema respiratório, podemos captar o oxigênio do ar.

Curiosidade:

Sabe por que conseguimos respirar mesmo quando dormimos? Isso acontece porque nosso sistema nervoso faz com que os movimentos respiratórios ocorram sem a nossa vontade, enviando mensagens a cada 5 segundos para que os músculos da respiração funcionem.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Você pode se interessar também

Ciências

Sistema digestório

Ciências

O Corpo Humano

Ciências

Importância do nariz

Ciências

Qual o motivo dos soluços?

Últimos artigos

Escandinávia

A Escandinávia é uma região que abrange a Península Escandinávia. Os países pertencentes a essa região assemelham-se cultural, histórica e politicamente.

Simón Bolívar

Simón Bolívar foi um dos nomes mais importantes da história sul-americana, tendo participação direta nas independências de países, como Venezuela e Colômbia.

Monarquia

Monarquia é a forma de governo mais antiga que existe no mundo, e atualmente mais de 40 países adotam-na sob dois modelos: constitucional e absoluto.

Marquês de Pombal

Marquês de Pombal ficou conhecido por ter sido o administrador de Portugal entre 1750 e 1777, promovendo reformas que fizeram parte do Reformismo Ilustrado.