Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Importância do nariz

Entenda a importância do nariz para a saúde e compreenda por que não devemos respirar pela boca.

O nariz possui diversas funções importantes O nariz possui diversas funções importantes

O nariz é uma estrutura cartilaginosa que possui duas cavidades e um septo entre elas. Essa estrutura, apesar de parecer apenas o caminho pelo qual o ar passa para seguir em direção ao pulmão, apresenta uma grande importância para o corpo. Vamos entender o funcionamento desse órgão?

Nas cavidades nasais, encontramos um tecido epitelial rico em glândulas que secretam muco. Esse muco, em razão de sua propriedade pegajosa, é capaz de reter partículas finas, bactérias, poeira e outras substâncias presentes no ar. Além disso, essa secreção ajuda a umedecer as vias respiratórias. O muco é produzido por essas células de forma contínua e desce pela nossa garganta, onde é engolido com a saliva.

Além do muco e do ar que respiramos, na nossa cavidade nasal encontramos cílios e os famosos pelos do nariz. Eles funcionam como filtros, evitando que partículas estranhas tenham acesso às outras partes do nosso sistema respiratório. Diferentemente do muco, os pelos ajudam a filtrar substâncias e organismos maiores, como insetos. Os cílios, que são menores e mais finos, fazem movimento de ondulação e ajudam o muco a filtrar partículas pequenas e levá-las em direção à faringe para que seja engolido.

No nariz, o ar é aquecido para que ele chegue ao pulmão em uma temperatura semelhante à do nosso organismo. Isso é possível porque o tecido da cavidade nasal é ricamente vascularizado, o que permite o aquecimento.

Além dessa função na respiração, o nariz garante que o som da nossa voz saia de maneira adequada, funcionando, assim, como uma caixa de ressonância. Além disso, ele também possibilita a nossa percepção dos diferentes odores presentes na natureza por meio do olfato.

Podemos concluir, portanto, que o nariz não está no nosso rosto apenas para nos deixar esteticamente mais charmosos. Essa estrutura é extremamente importante e sem ela a nossa respiração torna-se prejudicada. Assim sendo, fique sempre atento à sua respiração, evitando que ela se inicie pela boca. Somente o nariz é capaz de filtrar, umedecer e aquecer o ar de maneira que ele seja bem aproveitado pelo organismo.


Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Alergias

Ciências

Diferenças entre gripe e resfriado

Ciências

Movimentos respiratórios: inspiração e expiração

Ciências

Pulmão

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.