Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Órgãos dos sentidos | Ensino Fundamental I

Os órgãos dos sentidos são responsáveis por nossa percepção do ambiente em que estamos. Os sentidos existentes e os órgãos relacionados são:

  • tato (pele);

  • visão (olhos);

  • audição (ouvido);

  • olfato (nariz);

  • paladar (boca).

Por meio deles conseguimos sentir o sabor, o cheiro, bem como observar e apalpar objetos, além de tantas outras ações que nos ajudam a perceber o mundo ao nosso redor. Para compreender melhor como os órgãos do sentido atuam em nosso corpo e como eles favorecem nossa percepção no dia a dia, é importante conhecer cada um deles.

Leia também: Quais as diferenças entre os seres humanos e os outros animais?

Os cinco sentidos
Os cinco sentidos

Visão

O órgão do sentido responsável pela visão são os nossos olhos. Eles nos permitem enxergar o mundo à nossa volta. Com a visão podemos ver os objetos e perceber o tamanho deles, as cores, as formas.

Olfato

O órgão responsável pelo olfato é o nariz. Ele consegue captar o cheiro de alimentos, da natureza e de tudo mais por meio de células sensoriais que ficam na cavidade nasal, o que ajuda o nariz a captar os odores que estão no ambiente.

Paladar

Para sentirmos o gosto dos alimentos, utilizamos o paladar. A boca é o órgão utilizado para nos ajudar a perceber sabores doces, salgados, azedos e amargos. Conseguimos sentir o gosto dos alimentos porque nossa língua possui saliências gustatórias, que nos permitem identificar os diferentes tipos de sabores.

Veja também: Qual a importância do Sol para os seres vivos?

Tato

Com o tato conseguimos sentir a textura dos objetos, a temperatura, além de sensações de dor e de conforto. Se essas sensações proporcionados pelo tato não existissem, não teríamos conhecimento sobre as sensações de dor ou de prazer e poderíamos nos machucar e não sentir.

Audição

O órgão do sentido responsável por nossa audição é o ouvido. Com ele, conseguimos captar os sons que estão ao nosso redor. Podemos ouvir as pessoas conversando, música, os sons da natureza, ruídos, entre outros. Ele também é o responsável pelo nosso equilíbrio. Nossa orelha externa capta o som que vem de fora e, assim, podemos diferenciar os sons entre agudos e graves, fortes e fracos.

Atividades

1) Relacione os órgãos do sentido a seguir com as suas funções.

a)

b)

c)

d)

e)

  1. ( ) Responsável por nos ajudar a sentir o sabor dos alimentos.

  2. ( ) Ajuda-nos a ouvir os sons do ambiente que está à nossa volta.

  3. ( ) Auxilia-nos a ver os objetos, pessoas, animais e a natureza.

  4. ( ) Com ele somos capazes de sentir a textura e temperatura dos objetos.

  5. ( ) Responsável por nos ajudar a sentir o cheiro dos alimentos e do ambiente, bem como o odor.

Resposta:

  1. (a) Responsável por nos ajudar a sentir o sabor dos alimentos.

  2. (e) Ajuda-nos a ouvir os sons do ambiente que está à nossa volta.

  3. (d) Auxilia-nos a ver os objetos, pessoas, animais e a natureza.

  4. (b) Com ele somos capazes de sentir a textura e temperatura dos objetos.

  5. (c) Responsável por nos ajudar a sentir o cheiro dos alimentos e do ambiente, bem como o odor.

Jogo da memória sobre os órgãos dos sentidos

Imprima e recorte as figuras abaixo para fazer um divertido jogo da memória em que você terá que formar o par de cartinhas com a imagem do órgão e o sentido que ele é responsável. Vamos lá?

Para baixar a versão em PDF do nosso joguinho e imprimir, clique aqui.

Por Daviane Nunes

Você pode se interessar também

Ciências

Audição

Ciências

Corpo humano

Ciências

Cuidados com os olhos

Ciências

Esqueleto e músculos

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.