Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

A importância do Sol para os seres vivos | Ensino Fundamental 1

O Sol é uma estrela, e nós, que estamos na Terra, somos o terceiro planeta que giramos em torno dele. Ele nos fornece calor e é uma grande fonte de energia luminosa, sendo fundamental para a sobrevivência de muitos seres vivos.

Leia também: Quais são os astros do Sistema Solar?

Qual a importância do Sol para os vegetais?

Os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a fotossíntese com a presença da luz, pois eles possuem um pigmento específico, a clorofila, que é capaz de captar a luz solar para que ela seja transformada em energia. Eles também produzem oxigênio, que é usado por uma grande quantidades de seres vivos na Terra, inclusive nós, seres humanos.

A luz solar é muito importante para os vegetais.

A intensidade da luz solar pode variar de acordo com a estação do ano. No inverno e outono, por exemplo, os dias são mais curtos, logo temos menos incidência de luz solar. Já na primavera e no verão, os dias são mais longos, então temos uma quantidade de raios solares maior. Essas diferenças de incidência solar são percebidas nas diferentes estações do ano devido ao movimento de translação, isto é, quando a Terra realiza uma volta completa em torno do Sol. Esse movimento dura 365 dias e 6 horas, ou seja, 1 ano.

As diferentes intensidades solares afetam a vida das plantas.
As diferentes intensidades solares afetam a vida das plantas.

Assim, na diferença de incidência solar, percebemos que as plantas produzem flores e frutos em épocas diferentes. A primavera, por exemplo, é o período de maior produção das flores, e o outono é o período em que as folhas mais caem das árvores e produzem mais frutos.

Qual a importância do Sol para os animais?

Ao observamos também a incidência solar no mundo animal, vemos que, no inverno, temos dias e noites mais frias. Nessa época muitos animais fazem a hibernação, que é um longo período de dormência, assim eles economizam energia e não precisam ir buscar alimentos. Já o verão é um período mais quente e com mais incidência solar, assim os animais tendem a sair em busca de alimentos e de um par para fazer o acasalamento e ter filhotes.

A hibernação ajuda o animal a passar pelo inverno.

Nós, seres humanos, também utilizamos a energia luminosa de forma direta, pois necessitamos dela para o fortalecimento de nossos ossos. Quando ficamos expostos ao Sol (mas é importante que isso seja feito no horário adequado), nosso corpo ativa a vitamina D, que auxilia no fortalecimento do nosso sistema ósseo.

Veja também: Qual é a função do filtro solar?

Brincar no Sol também ajuda na ativação de vitamina D.

Atividades

1) Ordene as letras e forme palavras relacionadas ao tema estudado.

a) RANSTÇÃOLA

b) ÃOVRE

c) VAREAMRIP

d) SOFTÍESSEONT

Resposta

a) Translação

b) Verão

c) Primavera

d) Fotossíntese

Por Jacqueline Iglesias

Você pode se interessar também

Ciências

Efeitos nocivos do Sol

Geografia

Energia Solar

Geografia

Fontes de Energia

Ciências

Fotossíntese

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.