Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

O que é hibernação?

Descubra o que é hibernação e por que esse processo é tão importante para os animais que vivem em clima frio.

por Vanessa Sardinha dos Santos
A hibernação ajuda o animal a enfrentar o inverno A hibernação ajuda o animal a enfrentar o inverno

Você já deve ter visto em desenhos, filmes ou documentários animais que conseguem dormir por vários dias durante o inverno, não é mesmo? Essa incrível capacidade é chamada de hibernação e é realizada por animais como esquilos, morcegos, hamsters e ouriços. Vamos aprender mais sobre esse processo?

O que é hibernação?

Chamamos de hibernação o processo no qual os animais entram em profunda dormência para superar uma fase de frio e indisponibilidade de alimento. Durante esse período, os animais hibernantes entram em um sono profundo, seu metabolismo torna-se mais lento e seus batimentos cardíacos reduzem-se, assim como a temperatura, que pode chegar a incríveis 5°C. Durante a hibernação, o animal pode despertar para urinar, por exemplo, mas logo retorna ao seu estado de sono profundo.

Quais são as fases da hibernação?

A hibernação pode ser dividida em três fases básicas:

1º- Pré-hibernação: Durante essa etapa, o animal prepara-se para a fase de dormência, comendo muito ou então estocando alimento. O aumento de peso é importante para armazenar lipídios, que depois serão queimados pelo corpo para obtenção de energia.

2º- Ingresso na hibernação: Esse período caracteriza-se pela hibernação propriamente dita. Nela, o animal reduz seu metabolismo, batimentos cardíacos, temperatura e até mesmo sua respiração. Durante essa fase, ocorre a queima de gordura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3º- Despertar da hibernação: Nessa fase, o animal hibernante precisa retornar suas atividades metabólicas, voltar a respirar normalmente e aumentar sua temperatura e seus batimentos. Para isso, ele começa a queimar um grupo especial de gordura, a chamada gordura marrom, que é amplamente encontrada nesses animais.

O urso realmente hiberna?

Como vimos, animais diminuem sua temperatura de maneira acentuada na hibernação. Com o urso, isso não acontece, por isso, muitos cientistas afirmam que esse animal não é um hibernante verdadeiro, pois sua temperatura continua relativamente alta.

Por que a hibernação é importante?

A hibernação acontece no inverno, um período em que a temperatura é muito baixa e o alimento torna-se escasso. A realização desse processo nesse período é importante para proteger o animal do frio e também para evitar que ele sinta fome e tenha que competir com outros animais por comida. Com a hibernação, ele passa a fase de inverno gastando sua energia acumulada, não precisando sair nem mesmo do seu abrigo.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Urso-polar

Últimos artigos

Escandinávia

A Escandinávia é uma região que abrange a Península Escandinávia. Os países pertencentes a essa região assemelham-se cultural, histórica e politicamente.

Simón Bolívar

Simón Bolívar foi um dos nomes mais importantes da história sul-americana, tendo participação direta nas independências de países, como Venezuela e Colômbia.

Monarquia

Monarquia é a forma de governo mais antiga que existe no mundo, e atualmente mais de 40 países adotam-na sob dois modelos: constitucional e absoluto.

Marquês de Pombal

Marquês de Pombal ficou conhecido por ter sido o administrador de Portugal entre 1750 e 1777, promovendo reformas que fizeram parte do Reformismo Ilustrado.