Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Características do tecido adiposo

Conheça as características e funções do tecido adiposo, um tipo de tecido conjuntivo.

O tecido adiposo é um tipo de tecido conjuntivo e, por isso, é chamado por alguns de tecido conjuntivo adiposo. Como vimos no artigo Células do tecido conjuntivo, o tecido adiposo é formado por células adiposas, também chamadas de adipócitos. O tecido adiposo é especializado no armazenamento de gordura e é encontrado bem abaixo da pele

No corpo dos mamíferos, o tecido adiposo:

  • Protege contra choques mecânicos;
  • Protege contra o frio; 
  • Serve como reserva de energia.

Alguns de nossos órgãos internos como rins e coração possuem uma camada de tecido adiposo revestindo-os. Essa camada de gordura em volta dos órgãos dá a eles uma maior proteção contra choques mecânicos.

Na foto acima, podemos ver a camada de gordura que reveste o coração
Na foto acima, podemos ver a camada de gordura que reveste o coração

Outra função do tecido adiposo é a de atuar como isolante térmico, ou seja, proteger contra o frio. Animais que vivem nos polos, como os ursos polares e leões marinhos, têm uma grossa camada de tecido adiposo sob a pele, impedindo que eles sintam frio.

Ursos polares e outros animais dos polos apresentam uma grossa camada de tecido adiposo
Ursos polares e outros animais dos polos apresentam uma grossa camada de tecido adiposo

As duas funções do tecido adiposo que vimos anteriormente são muito importantes para o organismo, mas a principal função do tecido adiposo é servir como reserva de energia. Sabemos que esse tecido é especializado em armazenar gordura e, por isso, quando nosso organismo precisa de energia, ele a retira das células adiposas. É por esse motivo que, quando queremos emagrecer, comemos pouco, pois, para suprir suas necessidades, o organismo irá retirar energia das células adiposas, diminuindo então a camada de gordura.

Quando comemos mais do que o nosso corpo necessita, as células do tecido adiposo acumulam muita gordura
Quando comemos mais do que o nosso corpo necessita, as células do tecido adiposo acumulam muita gordura

A seta na imagem indica a localização do tecido adiposo A seta na imagem indica a localização do tecido adiposo
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Tecidos do corpo humano

Ciências

Características do tecido ósseo

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.