Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Células do Tecido Conjuntivo

Existem vários tipos de tecidos conjuntivos e para cada um deles há células específicas.

Em nosso corpo há vários tipos de tecidos conjuntivos, sendo que a principal função de todos eles é dar sustentação a outros tecidos. Para entender melhor, vamos conhecer as células que fazem parte desses tecidos?

Fibroblastos – são células encontradas em todos os tecidos conjuntivos que possuem poucas fibras. Esses tecidos que possuem poucas fibras são chamados de tecidos frouxos e são encontrados em todo o corpo.

Macrófagos – assim como os fibroblastos, são encontradas nos tecidos frouxos. Elas atuam como soldados em nosso corpo, eliminando todos os micro-organismos que invadem nosso organismo.

Plasmócitos – também são encontradas nos tecidos frouxos. Sua principal função é produzir anticorpos para combater micro-organismos.

Mastócitos – também encontradas nos tecidos frouxos, liberam substâncias que estimulam as reações alérgicas em nosso organismo.

Adipócitos – também chamadas de células adiposas, são encontradas no tecido adiposo, aquele tecido onde a gordura se acumula. O tecido adiposo é um dos tecidos conjuntivos.

Condroblastos – são encontradas nas cartilagens do nosso corpo. O tecido cartilaginoso é encontrado em nossas cartilagens, como em nossa orelha, nariz, traqueia etc.

Osteoblastos – células encontradas no tecido ósseo, tecido que forma nossos ossos e que também é um tipo de tecido conjuntivo.

Todas essas células fazem parte de algum tipo de tecido conjuntivo encontrado em nosso organismo:

- Tecido adiposo

- Tecido cartilaginoso

- Tecido ósseo

- Tecido hematopoiético

Todos esses tecidos serão estudados em outros artigos para facilitar o entendimento e o aprendizado.  

Tecido cartilaginoso e tecido ósseo são tipos de tecido conjuntivo Tecido cartilaginoso e tecido ósseo são tipos de tecido conjuntivo
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Características do tecido ósseo

Ciências

Pele

Ciências

Células animais e vegetais

Ciências

Tecidos do corpo humano

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.