Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Características do tecido ósseo

Os ossos dos animais vertebrados são formados por tecido ósseo, um tipo de tecido conjuntivo bem rígido.

O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo. Ele é o tecido que forma os ossos de todos os animais vertebrados, com exceção dos peixes cartilaginosos, como vimos no artigo “Características do tecido cartilaginoso”.

Sabemos que o esqueleto, que é formado pelos ossos, tem funções importantes em nosso organismo, como a de proteger órgãos internos (cérebro, pulmões e coração), dar sustentação ao corpo, auxiliar nos movimentos, servir como reservatório de cálcio. É por esse motivo que os ossos são muito rígidos, por que se eles fossem formados por cartilagem, eles se dobrariam facilmente e não conseguiríamos nos manter em pé.

Os nossos ossos são formados por duas partes, a parte orgânica e a parte inorgânica.

A parte orgânica fica no interior dos ossos. Nela encontramos fibras colágenas, a medula óssea vermelha, responsável pela produção de células do sangue e a medula óssea amarela, conhecida por muitas pessoas como tutano. Já a parte inorgânica é encontrada revestindo a parte orgânica. Ela é formada por minerais como fosfato de cálcio, que confere a rigidez aos ossos.

 

Imagem ilustrando a parte orgânica e inorgânica de um osso
Imagem ilustrando a parte orgânica e inorgânica de um osso

As células responsáveis pela produção do tecido ósseo são chamadas de osteoblastos e, além dessas células, esse tecido possui outras células que são chamadas de osteoclastos. Os osteoclastos são muito importantes para os ossos, pois eles agem destruindo as áreas dos ossos que estão envelhecidas ou lesionadas, para que, em seguida, os osteoblastos possam recompô-las.

A osteoporose, doença que afeta os ossos deixando-os mais frágeis, pode ser provocada pela ação dos osteoclastos que, estimulados por um hormônio produzido pelas glândulas paratireoides, aumentam sua quantidade e começam a danificar os ossos, tornando-os mais finos e, consequentemente, mais frágeis. É importante lembrar que essa doença também pode ser causada pela falta de algumas vitaminas que auxiliam a formação dos ossos.

Na imagem, podemos ver a diferença entre um osso normal e um osso com osteoporose

O esqueleto exerce funções importantes em nosso organismo O esqueleto exerce funções importantes em nosso organismo
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

O dente é um tipo de osso?

Ciências

Articulações

Ciências

Sistema esquelético

Ciências

Características do tecido muscular

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.