Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Características do tecido cartilaginoso

O esqueleto dos vertebrados é formado pelo tecido cartilaginoso quando estamos em fase de formação no interior do útero de nossa mãe.

O tecido cartilaginoso é encontrado em diversas regiões do nosso corpo, inclusive em nosso nariz O tecido cartilaginoso é encontrado em diversas regiões do nosso corpo, inclusive em nosso nariz

O tecido cartilaginoso é um dos vários tipos de tecido conjuntivo encontrados em nosso corpo, mas não são apenas os seres humanos que possuem esse tipo de tecido. Alguns peixes, chamados de peixes cartilaginosos, como a raia e o tubarão, não possuem ossos e o seu esqueleto é formado apenas por cartilagem.


Os tubarões são exemplos de animais que possuem esqueleto cartilaginoso

Os animais vertebrados, inclusive os seres humanos, quando estão na fase embrionária, ou seja, quando ainda estão se formando dentro da barriga da mamãe, apresentam esqueleto cartilaginoso. Nessa fase, esse esqueleto formado por cartilagem apresenta os condroblastos, células que produzem uma substância que dá a consistência cartilaginosa. Quando esse embrião amadurece, as cartilagens vão dando lugar aos ossos e os condroblastos vão ficando mais velhos, passando a serem chamados condrócitos.

Em nosso corpo, é possível encontrarmos cartilagens em nosso nariz, orelhas, traqueia, brônquios e também nas pontas de ossos que se comunicam com outros, impedindo que ocorra o atrito entre eles e, consequentemente, o desgaste.

A cartilagem existente entre os ossos impede o atrito e desgaste entre eles
A cartilagem existente entre os ossos impede o atrito e desgaste entre eles

Existem três tipos de cartilagem, são elas: a cartilagem hialina, a cartilagem elástica e a cartilagem fibrosa.

A cartilagem hialina é encontrada em nossa traqueia, brônquios, pontas de nossos ossos. É esse tipo de cartilagem que forma os embriões dos vertebrados, como já vimos no segundo parágrafo.   


Nossa traqueia e nossos brônquios são formados por cartilagem hialina

A cartilagem elástica se parece bastante com a cartilagem hialina, mas é mais resistente. Ela pode ser encontrada formando nosso nariz e nossas orelhas.


Nossas orelhas são formadas por cartilagem elástica

A cartilagem fibrosa é extremamente resistente e é encontrada formando os anéis existentes entre nossas vértebras, como mostrado na figura abaixo.


A cartilagem entre as vértebras impede que elas mantenham contato

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Características do tecido ósseo

Ciências

Peixes

Ciências

Tecido muscular

Ciências

Tecidos do corpo humano

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.