O esqueleto dos vertebrados é formado pelo tecido cartilaginoso quando estamos em fase de formação no interior do útero de nossa mãe.
O tecido cartilaginoso é um dos vários tipos de tecido conjuntivo encontrados em nosso corpo, mas não são apenas os seres humanos que possuem esse tipo de tecido. Alguns peixes, chamados de peixes cartilaginosos, como a raia e o tubarão, não possuem ossos e o seu esqueleto é formado apenas por cartilagem.
Os tubarões são exemplos de animais que possuem esqueleto cartilaginoso
Os animais vertebrados, inclusive os seres humanos, quando estão na fase embrionária, ou seja, quando ainda estão se formando dentro da barriga da mamãe, apresentam esqueleto cartilaginoso. Nessa fase, esse esqueleto formado por cartilagem apresenta os condroblastos, células que produzem uma substância que dá a consistência cartilaginosa. Quando esse embrião amadurece, as cartilagens vão dando lugar aos ossos e os condroblastos vão ficando mais velhos, passando a serem chamados condrócitos.
Em nosso corpo, é possível encontrarmos cartilagens em nosso nariz, orelhas, traqueia, brônquios e também nas pontas de ossos que se comunicam com outros, impedindo que ocorra o atrito entre eles e, consequentemente, o desgaste.
A cartilagem existente entre os ossos impede o atrito e desgaste entre eles
Existem três tipos de cartilagem, são elas: a cartilagem hialina, a cartilagem elástica e a cartilagem fibrosa.
A cartilagem hialina é encontrada em nossa traqueia, brônquios, pontas de nossos ossos. É esse tipo de cartilagem que forma os embriões dos vertebrados, como já vimos no segundo parágrafo.
Nossa traqueia e nossos brônquios são formados por cartilagem hialina
A cartilagem elástica se parece bastante com a cartilagem hialina, mas é mais resistente. Ela pode ser encontrada formando nosso nariz e nossas orelhas.
Nossas orelhas são formadas por cartilagem elástica
A cartilagem fibrosa é extremamente resistente e é encontrada formando os anéis existentes entre nossas vértebras, como mostrado na figura abaixo.
A cartilagem entre as vértebras impede que elas mantenham contato