Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Lipídios

Clique aqui e veja o que são os lipídios e porque eles são tão importantes para o nosso organismo.

Os lipídios são substâncias insolúveis em água cujos principais representantes são as gorduras e os óleos. Eles podem ser encontrados nos mais variados alimentos, como leite e derivados, gema de ovo, carnes, óleos vegetais etc.

Ao contrário do que muitos pensam, os lipídios são muito importantes em nosso organismo, pois participam da formação de algumas vitaminas e hormônios, e ainda fazem parte da constituição das membranas celulares. Além disso, os lipídios também servem como reserva de energia, que é produzida quando o animal se alimenta de gordura ou através da ingestão de carboidratos, que pode ser transformado em gordura no nosso organismo. Animais como focas, baleias e ursos polares têm uma camada de gordura tão espessa debaixo da pele que funciona como isolante térmico, dando a esses animais a capacidade de sobreviverem em locais muito frios.

As aves aquáticas também se beneficiam dos lipídios e da sua insolubilidade em água. Elas apresentam uma glândula especial localizada próximo à cauda que produz um óleo com o qual elas lubrificam suas penas, impedindo que a sua pele se molhe.

 

Os animais polares possuem uma grossa camada de gordura que os protege contra o frio
Os animais polares possuem uma grossa camada de gordura que os protege contra o frio

 

Os lipídios podem ser classificados em quatro grupos, os glicerídios, os cerídios, os fosfolipídios e os esteroides.

Os glicerídios são encontrados na gordura de origem animal, no leite, queijo, ovos e nos óleos vegetais, como azeite, óleo de girassol etc. Os óleos são líquidos em temperatura ambiente, e por isso não fazem mal ao nosso organismo, enquanto que as gorduras de origem animal são sólidas em temperatura ambiente e podem causar muitos prejuízos à saúde se ingeridos em excesso.

No grupo dos cerídios estão as ceras, como a cera do nosso ouvido, da carnaúba, no corpo de alguns animais e no favo da abelha. A cera do nosso ouvido é a responsável por protegê-lo contra microrganismos que estão presentes no ar. Já nos vegetais e alguns animais, a cera impede a desidratação, ou seja, que eles percam água para o ambiente. Outros animais como as abelhas podem utilizar as ceras para construírem suas casas.

Os fosfolipídios formam o grupo de lipídios que constitui as membranas celulares.

Os esteroides são considerados uma categoria especial de lipídios, sendo o colesterol o mais conhecido. As gorduras animais são ricas em colesterol e o seu consumo em excesso pode desencadear diversas doenças do coração, como o infarto. É importante lembrar que o colesterol só faz mal ao nosso corpo se for consumido em excesso. Dizemos isso porque o nosso organismo necessita desse esteroide, pois ele é um importante componente das membranas das células animais e também dos hormônios sexuais masculino e feminino.

 


As gorduras animais e os óleos vegetais fazem parte do grupo dos lipídeos


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Os lipídios podem ser encontrados em diversos tipos de alimentos Os lipídios podem ser encontrados em diversos tipos de alimentos
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Produção do óleo de soja

Ciências

Vitaminas dos Alimentos

Ciências

Alimentação saudável

Ciências

Tecido adiposo

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.