Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Vitaminas dos Alimentos

Vitaminas, avitaminose, hipervitaminoses, importância das vitaminas, vitaminas e saúde, vitamina A, complexo B, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina K,

Para que tenhamos uma boa saúde, muitos fatores são importantes, como boas noites de sono, higiene e uma alimentação balanceada. Isso porque são vários os nutrientes de que nosso corpo precisa, distribuídos nos mais diversos alimentos. Como não existe um único alimento com todos esses nutrientes, temos que comer de tudo um pouco.

Alimentar-se com moderação é importante, já que o excesso de nutrientes também pode fazer mal à saúde. O diabetes do tipo 2, por exemplo, está relacionado à grande ingestão de alimentos ricos em carboidratos. Já o excesso de gorduras pode provocar problemas de coração; e o de sal, pressão alta.



Com as vitaminas não é diferente! Elas devem fazer parte da nossa alimentação diária, já que a falta de qualquer uma delas pode provocar doenças: as avitaminoses. No entanto, devem-se evitar os excessos, já que elas também podem provocar problemas: neste caso, as hipervitaminoses.

- A vitamina A, também chamada de retinol, é encontrada em vegetais de cor verde-escura, amarela e alaranjada (brócolis, espinafre, couve, agrião, caqui, pêssego, mamão, cenoura), fígado, laticínios e gema de ovo. Ela evita infecções, problemas de visão e auxilia na troca de células da pele.



- As vitaminas do complexo B são responsáveis pela produção de energia pelo nosso corpo, e sua falta provoca paralisia e enfraquecimento dos músculos (doença chamada beribéri), fraqueza, feridas na pele, diarreia e confusão mental (doença chamada pelagra) e anemia. Além disso, em mulheres grávidas, sua carência pode provocar problemas ao feto. São encontrados em alimentos de origem animal, amendoim, café, couve, agrião, espinafre, cereais, e ovos.

- A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, previne gripes e também uma doença chamada escorbuto, que provoca sangramentos, principalmente na gengiva. A vitamina é encontrada principalmente em frutas, tais como a laranja, limão, acerola, kiwi, goiaba, caju, manga e morango; e na couve e brócolis.

- A vitamina D previne problemas nos dentes, além de deformidades e fraqueza nos ossos, que são sinais típicos do raquitismo. Ela é encontrada na gema de ovo, no fígado, leite, atum, sardinha; e é produzida pelo nosso corpo, ao pegar Sol. Neste último caso, é importante utilizar protetor solar.



- A vitamina E, ou tocoferol, previne o envelhecimento precoce, problemas do coração, anemia, problemas nos músculos e nervos, aborto e infertilidade no homem. Ela é encontrada em cereais, amendoim, leite e derivados, gema de ovo, hortaliças e legumes.

- A vitamina K, ou filoquinona, previne hemorragias. Ela é encontrada em folhas verdes, na batata, gema de ovo, óleo de soja, tomate, fígado, leite e seus derivados.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

As vitaminas são encontradas em vários alimentos. As vitaminas são encontradas em vários alimentos.
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Estômago

Ciências

Alimentação saudável

Ciências

Produção do óleo de soja

Ciências

A importância dos sais minerais

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.