Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Organelas celulares

Que tal conhecer um pouco mais sobre as organelas celulares, estruturas fundamentais para a sobrevivência da célula?

A célula apresenta várias estruturas que ajudam a mantê-la viva A célula apresenta várias estruturas que ajudam a mantê-la viva

Sabemos que as células são as menores unidades vivas. Apesar de pequenas, no interior delas encontramos estruturas menores ainda que trabalham juntas para mantê-las vivas: as organelas celulares.

As organelas celulares estão localizadas no citoplasma e funcionam como os “órgãos” do nosso corpo, cada uma desempenhando um determinado papel para o funcionamento da célula. Algumas fazem a produção de substâncias que serão úteis às células, outras trabalham para realizar um processo conhecido como respiração celular, outras fazem o processo de digestão intracelular, entre tantas outras funções.

Conhecer cada uma das organelas é importante para compreender como uma célula funciona. Sendo assim, observe a seguir o nome de algumas das principais organelas celulares e quais as funções desses compartimentos:


Observe a estrutura de uma célula animal e algumas de suas organelas

- Mitocôndria: Essa organela está relacionada com um processo extremamente importante: a respiração celular. Nesse processo, a célula obtém energia para a realização de suas atividades;

- Ribossomos: Sua função principal é realizar a fabricação das proteínas;

- Retículo endoplasmático granuloso: Sua função principal é produzir algumas proteínas, principalmente aquelas que serão jogadas para fora da célula;

- Retículo endoplasmático não granuloso: Uma de suas funções é a síntese de lipídios e carboidratos.

- Complexo golgiense: Essa organela participa de um processo chamado de secreção celular, que nada mais é do que a eliminação de substâncias para fora da célula. Ele também modifica, armazena e endereça algumas substâncias.

- Lisossomos: Relacionados principalmente com a digestão de partículas no interior da célula (digestão intracelular).

Existem ainda organelas que são encontradas somente nas células de plantas e de alguns protozoários. Esse é o caso dos chamados cloroplastos, organelas relacionadas com a fotossíntese e com a coloração das plantas.

É importante lembrar-se sempre de que todos os organismos são formados por células e cada uma possui características próprias e desempenha alguma função. Dependendo da função exercida, ela apresenta uma maior quantidade de determinada organela.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Ciclo celular

Ciências

Citoplasma

Ciências

Cloroplasto

Ciências

Célula eucarionte

Últimos artigos

Tratado de Tordesilhas

Tratado de Tordesilhas foi assinado entre Portugal e Castela (Espanha) e determinava a divisão das terras que poderiam ser encontradas durante as Grandes Navegações.

Fruta

Fruta é um termo sem valor científico usado para se referir a frutos e frutos acessórios que possuem suco, apresentam sabor adocicado e aroma característico.

Coelho

O coelho é um animal pertencente à família Leporidae, a mesma das lebres. Coelhos destacam-se por possuírem orelhas e pernas grandes, além do corpo recoberto por pelos.

Medusa

Medusa era uma górgona, isto é, um monstro que possuía serpentes no lugar dos cabelos, e era conhecida por transformar em pedra todos que olhavam para o seu rosto.